BrazilAutomotiveGuide_2022

G U I A A U T OMO T I V O B R A S I L E I R O B E C OM E X TECNOLOGIA E ESTRATÉGIA PARA NÃO EXPORTAR TRIBUTOS Com demanda global represada, setor automotivo nacional precisa resolver o quanto antes seus entraves fis- cais para se tornar mais competitivo no mercado de exportação A indústria automotiva mundial está pas- sando por um momento difícil de crise de oferta por conta da falta de insumos. Segundo estudo do Boston Consulting Group, divulgado pela Anfavea, de março de 2021 até metade de 2022 mais de 12 milhões de veículos deixarão de ser produzidos em função do problema que foi causado por entraves logísticos e paradas em diversos elos da cadeia automotiva em decor- rência da Covid-19. Essa crise de oferta reduziu drasticamente as ex- portações de veículos brasileiros e prejudicou a im- portação de diversos itens que são essenciais para a montagem final dos automóveis no Brasil. A deman- da global represada e reprimida, inclusive no País, vai exigir que toda indústria seja capaz de dar respostas mais ágeis tão logo esses percalços comecem a ser resolvidos. Por isso que este ano de 2022 começa com gran­ des desafios para a indústria automotiva nacional que, além de lidar com essa dificuldade de âmbito global, ainda tem que encarar os velhos problemas de sem- pre que prejudicam sua competitividade no mercado interno e externo: fôlego de caixa e excesso de buro- cracia fiscal. “Há décadas estamos exportando tributos”, co­ menta Gustavo Felizardo, Head de Regimes Espe- Gustavo Felizardo, Head de Regimes Especiais da Becomex

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