BrazilAutomotiveGuide_2022

30 Janeiro/January 2022 | AutoData | Brazil Automtive Guide MONTADORAS DE VEÍCULOS COMERCIAIS » COMMERCIAL VEHICLES MANUFACTURERS O cenário de dificuldades com a pandemia, que durante um bom tempo impôs isolamento so - cial a fim de conter a propagação da Covid-19, funcionou de formas opostas para o setor de veículos comerciais. Ao mesmo tempo em que elevou a demanda pelo transporte de cargas, com adesão em massa ao e-commerce e maior consumo de alimentos e bebidas, reduziu significativamente a necessidade por ônibus. No balanço das vendas do setor até novembro, dados da Fenabrave mostram crescimento de 36,8% nos emplacamentos do segmento, que somam 131,6 mil unidades. Desempenho puxado por caminhões, que licenciaram 115,3 mil veículos nos onze meses de 2021, expansão de 45% ante igual intervalo em 2020. Ônibus, por sua vez, comercializaram 16,2 mil unidades, 2,6% abaixo do ano anterior. Quanto à produção 146,4 mil caminhões saíram das linhas das montadoras de janeiro a novembro, incremento de 82% ante acumulado do ano anterior e melhor volume para o período desde 2013. Números da Anfavea mostramque graças ao programa Caminho da Escola, que demandou pedidos em novembro, nos onze meses do ano passado foram fabricados 17,5 mil chassis de ônibus, leve alta de 0,3% frente 2020. Diante desse cenário a expectativa é encerrar 2021 com até 175 mil veículos comerciais produzidos, expan - são de 60% ante 2020. Quanto às vendas no mercado interno a Anfavea projeta comercialização de até 138 mil veículos, alta de 33%. E em relação às exportações O DESAFIO É MANTER O CENÁRIO DE ALTA Após bom desempenho em 2021 mercado de comerciais pode avançar mais dois dígitos em 2022 Challenge to keep up the upward trend The scenario with the hurdles resulting from the pandemic, which for an extended period brought about social distancing to contain the spreading of the disease, was a mixed blessing to the commercial vehicles business. On the one hand, it increased demand for freight transportation with people adhering in droves to e-commerce; on the other hand, it significantly reduced the need for buses, as they are collective means of transportation. Fenabrave figures for sales in the segment up to November show an increase of 36.8% in licenses for heavy trucks, totaling 131.6 thousand units. This performance was led by trucks, which licensed 115.3 thousand vehicles in the first 11 months of 2021, for an increase of 45% when compared to the same period of 2020. Buses, instead, had sales of 16.2 thousand units, or 2.6% below the previous year. Concerning production, 146.4 thousand trucks rolled off the assembly lines in the period January through November, for an increase of 82% compared to the same period and the best result for the period since 2013. Anfavea’s figures show that as a result of the federal program Paths to School, which increased orders in November, in the first eleven months of last Market for commercial vehicles might continue to grow by 10% to 15% in 2022

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