BrazilAutomotiveGuide_2022

J A N E I R O 2 0 2 2 P O R AU T O DATA B R A N D E D C O N T E N T SUV Pulse: Fiat amplia gama em linha com tendências dos consumidores brasileios bra que a participação de mercado da marca entrou em processo de retração a partir de 2012, devido a uma combinação de fatores: ausência de um SUV em seu portfólio no momento em que este seg- mento se expandia e quatro anos seguidos sem lançamentos de novos modelos afetaram as possi- bilidades de crescimento da marca naquele período. A participação de mercado da marca caiu a 13,2%, praticamente a metade do que a Fiat atingiu no mês passado. A partir de 2016 os lançamentos foram retoma- dos, mas percebeu-se também que era preciso fazer mais para reconectar-se com o consumidor. “Seria preciso rever toda a jornada do consumidor, mape- ando todos os pontos de contato dele com a Fiat e promover um reposicionamento completo da mar- ca. Assim, depois de 12 meses de diagnóstico e de planejamento sobre produto, experiência do con- sumidor e comunicação, lançamos o rebranding da Fiat em 2020”, explica Hugo Domingues. Com um plano de lançamento de produtos já es- tabelecido, o trabalho de reposicionamento e revi- talização da marca teve muito foco na experiência do consumidor e na comunicação, que foram gati­ lhos importantes para promover o sucesso da Fiat alcançado nos últimos meses. “Foi um processo de reaproximação com os con- sumidores, que aprimorou o atendimento nas 520 concessionárias distribuídas pelo Brasil, ampliou os canais de atendimento digital, lançou ações total- mente inovadoras de varejo, valorizou diferenciais como seu caráter ítalo-brasileiro e sua identidade pop, encantadora e espontânea, tanto nos seus pro- dutos quanto nas plataformas de comunicação”, ex- plica Domingues. Com essa estratégia traçada e um trabalho mui- to articulado de várias áreas da empresa e das con- cessionárias, o índice de satisfação do cliente reagiu na mesma velocidade que as vendas, saltando vári- as posições no ranking. “Estamos novamente mais próximos do consumidor, em conexão com ele. A Fiat é de novo uma marca emocional e apaixonada, que surpreende com um design único, inovações tec- nológicas e uma rede de concessionárias muito mais preparada”, assinala Domingues. “É por isto que po- demos dizer com convicção: FIAT. A PAIXÃO MOVE”.

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