BrazilAutomotiveGuide_2022

17 Janeiro/January 2022 | AutoData | Brazil Automtive Guide da indústria para atender à demanda, as projeções dos executivos seguem por caminhos diferentes: os mais otimistas miram um mercado de até 2,6 milhões de autoveículos, enquanto os mais cautelosos projetam vendas em torno de 2 milhões. O grande desafio da indústria não será vender, mas produzir para entregar os veículos aos clientes. A de- manda existe, porém faltamveículos nas revendas por causa da crise global de semicondutores, que impede as montadoras de elevarem o ritmo de produção, ce- nário que deverá seguir impactando o mercado pelo menos durante o primeiro semestre de 2022. O presidente da fabricante mais otimista foi o da Toyota, Rafael Chang, que projetou mercado de 2,5 milhões a 2,6 milhões de unidades, mas sempre lem- brando dos problemas que o setor enfrentou em 2021 e que poderão seguir para 2022: “Aparentemente não teremos o quadro da pandemia agravado no próximo ano. É o que eu espero. A vacinação está avançando e isso pode ajudar muito na retomada gradual da vida das pessoas”. Aírton Cousseau, presidente da Nissan para o Mer- cosul, também faz parte do time dos mais otimistas e mira ummercado de 2,5 milhões de veículos: “Será um ano espetacular se conseguirmos superar a questão dos semicondutores. Temos dois anos de compra re- primida acumulados e uma demanda forte. Acredito que será muito bom, inclusive com um PIB um pouco acima do que o mercado financeiro está prevendo”. Ricardo Gondo, presidente da Renault, tem uma expectativa um pouco menor, mirando 2,4 milhões de vendas em 2022, mas demonstrou otimismo com relação à crise dos semicondutores que, acredita, trará impactos maiores para os negócios somente durante o primeiro trimestre. A Caoa Chery e seu CEO, Marcio Alfonso, foi a se- gunda empresa mais cautelosa ao revelar suas proje- ções para o mercado interno, com crescimento de 10% ante 2021, quando projetava vendas de automóveis e comerciais leves em torno de 2 milhões, no melhor dos cenários. Alfonso lembrou que em 2021 o impacto da crise dos semicondutores deixou o setor mais frágil do que o esperado. No caso da Kia, importadora de veículos que atua no Brasil, a projeção é de um mercado interno de 2 milhões de unidades, bem próximo de 2021, sendo essa a expectativa mais cautelosa.  Closing the year at this level and with many doubts about 2022, mainly due to the lack of installed capacity to serve the demand, the executives’ projections follow different paths: those more sanguine foresee a market of up to 2.6 million cars, whereas the more cautious ones projects sales of about 2 million units. The serious challenge facing the industry will not be to sell but to produce so as to deliver the cars to clients. The demand will be there, but there is a lack of vehicles at the dealerships, because of the global crisis in semiconductors, which prevents manufacturers to increase production levels; this scenario will be in place, at least, throughout the first half of 2022. The most optimistic manufacturer president was that of Toyota, Rafael Chang, who projected a market of 2.5 to 2.6 million units, bearing in mind though the hurdles the industry faced in 2021 and that could still be present in 2022: “Apparently we will not have the pandemic situation deteriorate next year. This is what I expect. Vaccination is proceeding and this will be key in the gradual recovery in people’s life”. Aírton Cousseau, president of Nissan Mercosur, sides with the most optimistic executives and foresees a market of 2.5 million vehicles: “It will be an outstanding year, should we overcome the semiconductor conundrum. We have two years of repressed demand and now a strong demand. I believe next year will be very good, including a GDP number a bit over what the financial market is estimating”. Ricardo Gondo, president of Renault, has a slightly lower expectation, that is, 2.4 million units sold in 2022 but he feels optimistic concerning the semiconductors crisis, which he believes will only influence business during the first quarter of the year. Caoa Chery, represented by its CEO, Marcio Alfonso, was the second most cautious company, projecting a 10% increase over 2021 levels, for sales of around 2 million units, in the best case. Mr. Alfonso pointed out that in 2021 the semiconductors crisis left the industry in a more delicate position than anticipated. In the case of Kia, a car importer operating in Brazil, their projection is for an internal market of 2 million units, similar to that of 2021 and the more cautious forecast for 2022.  Divulgação/xxx

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