BrazilAutomotiveGuide_2022

13 Janeiro/January 2022 | AutoData | Brazil Automtive Guide dade e embolar planejamentos juros em trajetória as- cendente, eleições presidenciais e, consequentemente, ausência de reformas estruturais, como a tributária e a administrativa. A cereja do bolo fica por conta do PIB, que diferentemente do que previsto para o ano passado, de expressivo crescimento devido à parca base de comparação, agora tem chances de encerrar 2022 no vermelho. Presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes lembrou que, no início de 2021, a expectativa era a de fechar o ano com crescimento de 25% na produção de veículos, aos 2 milhões 520 mil. “Estávamos confiantes em uma retomada do setor, ainda que de forma conservadora, pois já imaginávamos que teríamos dificuldades com componentes e logística ao longo do ano”, disse, du- rante apresentação de dados considerando o resultado de janeiro a novembro de 2021. “Diante das incertezas trazidas pela persistente crise dos semicondutores e pelos problemas de logística, que segundo especialis- tas deverá perdurar até o fim de 2022 ou início de 2023, trabalhamos com dois cenários para 2021: crescimento de 6% ou 10%. Mas acreditamos que estamos mais perto dos 10%.” Seguindo essa tendência, devem ser produzidos no País 2 milhões 219 mil unidades em 2021. Moraes assinalou que o desafio na produção é enor - me, e que em dezembro, por conta das férias coleti- vas e da falta de insumos, o ritmo será ainda menor. “Muitas vezes sabemos três dias antes se teremos o componente para finalizar o veículo.” Neste cenário, o dirigente evita fazer projeções para 2022. “Vivemos algo inédito, não dá para saber.” Além do efeito surpresa, outro desafio proposto à indústria automobilística é contornar os constantes au- mentos de custos na produção. Apesar dessa pressão, o repasse não tem sido integral ao preço final, com o objetivo de não prejudicar ainda mais o ritmo da recuperação. No acumulado de 12 meses encerrados em outubro do ano passado, o IPCA atingiu 10,6% e, o IGP-M, no intervalo de dezembro a novembro, variou 17,9%, tendo o IPA, que reflete diretamente nos preços à indústria por servir de referência aos reajustes, avan- çado 20,5% no mesmo período. Diante disso, o Banco other words, 2022 will start with resilient bottlenecks: insufficient chips, trouble in procuring raw materials, lack of containers, high prices for supplies and transportation, US$ around R$ 5.50, inflation at a high level, fuel and energy costs up high. To further blur the visibility and mar the planning process, we have presidential elections, and as a result the absence of structural reforms, such as those concerning the tax code and the administrative machine. The icing of the cake will be that the GDP, which unlike earlier projections for last year said, has gone from a nominally substantial growth (given the poor comparison basis offered by 2020) to a reduction in 2022 in the worst of cases. Anfavea President, Luiz Carlos Moraes points out that, in early 2021, projections were for a growth rate of 25% in vehicles production, to 2 million 520 thousand. “We were confident that the industry would pick up, albeit at a reasonable pace, given that some degree of trouble with components and logistics was already foreseen”, he stated during the last presentation of data, on the results from January through November. “Faced with the uncertainties brought about by the lingering crisis in semiconductors, which according to specialists will persist through late 2022 or early 2023, we are considering two scenarios: growth of 6% or alternately 10%.” Therefore, forecasts now say production will be 2 million 219 units in 2021. Moraes also stated that the challenge facing production is daunting, and that in December, given industry vacations and lack of supplies, production rhythm will be even slower.” Many times we have a real short early warning, no more than three days, on whether or not we will receive a component to complete production.” In this scenario, the executive refrains from making projections for 2022. “This is unprecedented, we just don’t know.” Beyond the surprise effect another challenge facing the car industry is to get around the constant cost increases. Despite the resulting pressure, cost increases have not been fully passed on to Freeepik/wirestock

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=