BrazilAutomotiveGuide_2022

129 Janeiro/January 2022 | AutoData | Brazil Automtive Guide Mesmo com tantos desafios o cenário para o de - sempenho por segmento está um pouco mais claro: nos veículos pesados a expectativa é de alta relevante na comparação com 2021, que já registrou forte ritmo de demanda, com crescimento nas entregas para as montadoras e para o mercado de reposição. Amaior demanda no segmento pesado poderá ser impulsionada pela chegada do Euro 6 a partir de 2023, que deverá gerar o tradicional movimento de anteci - pação de compras por causa do aumento do preço final dos veículos que terão motores mais modernos e menos poluentes. A expectativa da entidade é de que isso aconteça, mas em volumes menores do que os registrados em outros anos, por causa da forte alta dos juros que é esperada para 2022. A entrega de pneus para o segmento leve terá dois caminhos: retomada mais lenta nas vendas para as montadoras, que não deverão repetir o desempenho de 2019 no ano que vem, enquanto na reposição o cenário é oposto, com retomada mais forte este ano, retornando aos volumes de 2017. Para 2022 Müller também lembrou dos fatores ma - croeconômicos que podem afetar o desempenho da indústria automotiva, como inflação, alta nos juros, baixo ou nenhum crescimento do PIB – tudo isso poderá fazer o mercado sofrer. Até agora esse cenário ainda não impactou a demanda dos pesados, que estão diretamente ligados ao desempenho do PIB, mas em algum momento isso deve acontecer: “Como País temos que nos preparar muito bem para passar por 2022. O cenário do final de 2021 já não foi dos melhores e acredito que ainda pode piorar”. Mesmo diante deste cenário de curto prazo a in - dústria de pneus aplicará pelo menos R$ 1,7 bilhão no País nos próximos anos. Os investimentos já tinham sido anunciados pela Sumitomo Rubber, grupo dono da Dunlop, e pela Bridgestone. A primeira investirá R$ 1 bilhão e a segunda R$ 700 milhões. Segundo Müller, além desses aportes outros me - nores também virão, como já aconteceu em 2021.  “Will the raw materials supply chain come back to normal? What about logistics? Concerning car manufacturers, will the semiconductors supply be more dependable? There are so many variables at play in 2022, which makes it all the more sobering”. Despite all the challenges, the scenario concerning the performance of the industry is a bit clearer: in the heavy truck segment, expectations are for a relevant rebound as compared to 2021, which has already recorded strong demand, with growth in deliveries to car manufacturers and to the replacement market. Increased demand in the heavy segment could be boosted with the Proconve P8 from 2023 on, which should generate the predictable forward- buying movement given the price increase in the less polluting albeit more expensive vehicles. Anip expects that it will take place, even though in smaller volumes than in similar situations in the past, given the increase in interest rates expected for 2022. Deliveries of tires to the light segment will follow two different paths: slow upswing in sales to car manufacturers, which will not repeat their 2019 sales performance, come next year. In the spare parts segment, we will witness the opposite, with a strong upswing in sales, coming back to the 2017 market volumes. Müller also points out that for 2022 there are also macroeconomic factors at play that could have an impact on the car industry performance, such as inflation, an increase in interest rates, low or zero growth in GDP; each of these would harm the market. So far, this scenario has not influenced the demand for heavy products, which correlate with GDP performance, but at some point in time, this should happen: “As a country, we must be well prepared to go through 2022. The scenario at the end of 2021 was not one of the best, and I believe it could get worse”. The tire industry will start to inject about R$ 1.7 billion into the country. These investments had already been announced by Sumitomo Rubber, the group that controls Dunlop, and by Bridgestone. The former will invest R$ 1 billion, and the latter R$ 700 million. According to Müller, besides these investments, a number of smaller ones will follow.  Freepik/senivpetro

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