BrazilAutomotiveGuide_2021

30 Janeiro 2021 | AutoData | Brazil Automtive Guide A atividade ligada à produção de alimen- tos conseguiu evitar maiores perdas nas vendas e produção de caminhões em 2020, umalento para um setor que, assim como toda a indústria automotiva, per- deu volume de vendas durante a pandemia. Até novembro, apontam dados da Anfavea, foramvendidas 79,8 mil unidades, a maioria modelos pesados, justamente aqueles que são aplicados em operações no campo e no escoamento da produção da safra. Apandemia que interrompeu a produção das fábricas e fechou as concessionárias resultou, portanto, em queda de 14% nas vendas ante o resultado do janeiro-novembro de 2019. Mas é preciso atentar para o nível de recupe- ração do mercado e os fenômenos responsáveis por manter o atendimento da demanda. Diante das incertezas forammuitos os frotistas que anteciparam renovação de seus veículos de junho a julho com vistas à safra 2021/2022. Foi justamente nesse período que o setor regis- trou os maiores volumes de vendas, 8,5mil unidades em junho e 9,1 mil unidades em julho, respectiva- mente. Houve, claro, influência do represamento dos emplacamentos no resultado, uma vez que os Detran ficaram fechados durante os primeiros meses da pandemia. Mas, de qualquer forma, omovimento de compra de caminhões no agronegócio foi fun- damental para dar fôlego a uma indústria que já vem, há anos, lutando para ocupar sua capacidade. Ao analisarmos a evolução das vendas de pe- sados vemos que houve retomada logo no maio- -junho, quando o volume saltou de 2,3 mil unidades FÉ NO CAMPO E NOS PESADOS Montadoras de caminhões acreditam na manutenção das altas demandas por veículos no agronegócio Those activities related to food production managed to avoid major setbacks in the sale and production of trucks in 2020, a breath of fresh air in a business segment that, such as the automotive industry as a whole, lost sales volume during the pandemic. Until November, Anfavea data indicate, a total of 79.8 thousand units were sold, mostly heavy models, precisely those destined to field operations and in the transport of the crops. The pandemic that interrupted factories production and caused dealerships to shut down caused a fall of 14% in sales when compared to the January-November of 2019 results. Nevertheless, we should bear in mind the level of recuperation in the market, as well as the factors responsible for maintaining demand. Faced with uncertainty, many fleet owners anticipated MONTADORAS DE VEÍCULOS COMERCIAIS » COMMERCIAL VEHICLES MANUFACTURERS Faith in the countryside and in heavy trucks Truck manufacturers believe that demand for trucks will remain high in the agribusiness

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