BrazilAutomotiveGuide_2021
12 Janeiro 2021 | AutoData | Brazil Automtive Guide S e as apostas para 2020 apontam para certa instabilidade no céu da indústria automotiva, o que se confirmou de forma mais acentuada com a pandemia e a retração da economia, a visão para 2021, considerando esse histórico, é de nuvens baixas formando neblina. O que significa, em outras palavras, que será preciso avançar com cautela para observar com clareza como será o mercado em 2021. As empresas fabricantes de veículos projetam dois cenários, ummais otimista, que envolve a imu- nização com a vacina para a covid-19, consequente estabilidade econômica com o dólar recuando ao patamar de R$ 5,00 e retomada da renda. O outro, mais pragmático, para não dizer pessimista, reflete o contrário: permanência do vírus, disparidade cambial e desaquecimento do consumo de bens duráveis, como é o caso de veículos. Para se ter a dimensão do clima cauteloso nem os resultados positivos registrados pelo setor em novembro levaram a associação das fabricantes, a Anfavea, a rever, de novo, suas projeções para 2020. A produção acelerou em novembro, quando saíram das linhas 238,2 mil veículos, aumento de 4,7% na comparação com o mesmo mês de 2019. Com relação a outubro outro avanço, de 0,7%, tornando novembro o mês com maior volume de veículos produzidos em 2020. O volume de licenciamentos foi 4,6% maior do que aquele registrado em outubro, somando 225 mil veículos. No acumulado foram negociadas 1 milhão 814 mil unidades, pouco menos de 85 mil veículos para meta inalterada da Anfavea de 1,9 milhão em 2020. A entidade alega que alguns gargalos em peças e matérias-primas podem interromper o bom ritmo da produção, fazendo com que em dezembro dei- UMA INDÚSTRIA DIVIDIDA Pandemia elevou tom de cautela no setor automotivo, que pouco projeta e se prepara para o que vier An industry divided CONJUNTURA » BUSINESS ENVIRONMENT
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