BrazilAutomotiveGuide_2021

118 Janeiro 2021 | AutoData | Brazil Automtive Guide A s principais fabricantes independentes de motores diesel – Cummins, FPT e MWM – aguardaram ansiosamente 2020 para pisar no acelerador. Mas a realidade foi totalmente diferente: as três projetam queda de produção por causa da crise gerada pela covid-19. Os presidentes dessas empresas revelaram a AutoData que em 2021 as coisas podem melhorar. Mas, no cenário das projeções, não chegaram a um consenso. José Eduardo Luzzi, presidente da MWM, foi omais otimista: “Esperamos alta de 35% na nossa produção”. Luis Pasquotto, que preside a Cummins, também apostou em expansão, mas evitou definir um porcentual “porque o setor está dirigindo em uma neblina”, assimcomoMarco Rangel, presidente da FPT, que não revelou seus números para 2021. Aexpectativa demaior produção no ano que vem tem como argumento o bommomento do agrone- gócio nacional, que está com demanda aquecida para diversos produtos que levam seus motores e que deverá crescer. E também na demanda por geração de energia, segmento que é atendido por motores estacionários para grupos geradores das três empresas e que tem sido importante para com- pensar as perdas registradas emoutros segmentos, como o de veículos. As três empresas acabarão passando por 2020 com dificuldades, porém os resultados podem sur - preender diante da catástrofe nos negócios gerado pela pandemia. Luzzi, da MWM, acredita que haverá recuo de 20% na produção da companhia, porém suas vendas deverão crescer em torno de 4%: “Será um ano atípico”. No caso da Cummins a expectativa é de retração de 18% na produção em 2020 sobre 2019, segundo Pasquotto: “Registraremos queda na produção, é PRODUÇÃO MAIOR EM 2021 Depois do recuo causado pela pandemia em 2020 fabricantes estão otimistas para 2021 FABRICANTES INDEPENDENTES DE MOTORES DIESEL » INDEPENDENT MANUFACTURERS OF DIESEL ENGINES Higher production in 2021

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