BrazilAutomotiveGuide_2019
93 2019 | Brazil Automotive Guide com 305 mil colaboradores diretos, que geraram em 2016 – dado mais recente, segundo o site da federação – receita anual que corresponde a 3,5% do PIB, Produto Interno Bruto, conjunto das riquezas produzidas no País. Surgida como embrião em 1961 com o nome de Associação dos Concessionários deVeículos de São Paulo – depois tornada nacional – a entidade en- frenta hoje uma mudança clara no comportamento do consumidor, que é a sua cada vez mais comum digitalização. Vamos explicar. Se no passado uma concessionária era mera tiradora de pedidos e no Brasil havia um número demarcas que se contavam nos dedos, hoje a concorrência é brutal. E o caminho do consumidor não é do anúncio – seja no jornal, na revista ou na internet – direto para a concessionária e a compra do carro. Hoje ele pesquisa, questiona, consulta dados, troca ideias com outros consumidores. Por causa disso o perfil das concessionárias está mudando. Lojas menores, com menos carros no sho- wroom, repletas de tablets, que fazem despen- car o custo dos distribuidores, são a tendência e já estão disponíveis por meio de duas das mais populares marcas brasileiras, Fiat e Volkswagen. Uma coisa garantem os especialistas: a retirada do carro ainda se fará por um bom tempo – leia- -se indefinidamente – via loja física. É o setor de distribuição de veículos aprendendo a fórceps com empresas cuja experiência de compra é digital, caso de Apple e Nespresso. Arquivo AD Paulo Vehicle Dealers Association - later made national - the entity faces a clear change in consumer behavior, which is its increasingly common digitization. Let’s explain. If in the past a concessionaire was a mere order taker and in Brazil there were a number of brands that were counted in the fingers, today the competition is brutal. And the path of the consumer is not the advertisement - whether in the newspaper, in the magazine or on the Internet - direct to the dealership and the purchase of the car. Today he researches, questions, consults data, exchanges ideas with other consumers. Because of this the dealers’ profile is changing. Smaller stores, with fewer cars in the showroom, packed with tablets, which plunge the cost of dealers, are the trend and are already available through two of the most popular Brazilian brands, Fiat and Volkswagen. One thing is certain: the removal of the car will still take place for a long time - meaning indefinitely - via the physical store. It is the vehicle distribution industry learning to forceps with companies whose buying experience is digital, such as Apple and Nespresso.
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