BrazilAutomotiveGuide_2019

88 FABRICANTES DE PNEUS » TIRE MANUFACTURERS Brazil Automotive Guide | 2019 M esmo o segmento de pneus atribui à inde- finição do cenário político que perdurou até o fim de outubro a instabilidade do setor em 2018. O último dado que se tinha até a conclusão desta edição era o acumulado de janeiro a outubro, que registrava leve aumento de 1,4% na comercialização de pneumáticos. No entanto, se comparado outubro de 2017 ao mesmo mês de 2018, houve queda de 6,5%. Tudo isso para, ao fim, afirmar que, daqui para a frente, na visão dos executivos da área, tudo vai ser diferente. “Podemos atribuir esse resultado negativo ao cenário político que enfrentamos durante o mês, que contou com um turbulento período eleitoral”, afirma Klaus Curt Miller, presidente executivo da Anip, Associação Nacional da Indústria de Pneu- máticos. “A expectativa da indústria é a de que a incerteza política diminua e o volume do consumo volte a crescer, aquecendo a economia.” Pneus também sofreram com a política Alta em 2018 foi pequena, mas segmento espera deslanchar com definições e alta no consumo Tanto é que a entidade já registrava, às vésperas do segundo turno das eleições, aumento de 2,4% nas vendas de pneus no terceiro trimestre de 2018 com relação ao mesmo período de 2017. Foram comercializadas 15,7 milhões de unidades de pneus, contra 15,3 milhões no ano anterior: “Apesar de regis- trar um pequeno crescimento no terceiro trimestre de 2018 o resultado poderia ter sido melhor”. No mercado de reposição foram vendidos 11,5 milhões de pneus no terceiro trimestre de 2018, 1,4% a menos ante o mesmo período de 2017, com 11,7 milhões de unidades negociadas. Já com relação aos equipamentos originais, destinados a monta- doras, foram comercializados 4,1 milhões em 2018, contra 3,6 milhões de 2017, acréscimo de 14,9%. A Anip dispõe de doze empresas associadas, Bridgestone, Continental, Dunlop, Goodyear, Levo- rin, Maggion, Michelin, Pirelli, Rinaldi, Titan, Tortuga e NeoTec, comvinte fábricas instaladas nos estados Tires also suffered with politics High in 2018 was small, but segment expected to start with definitions and high in consumption Even the tire segment attributed to the uncertainty of the political scenario that lasted until the end of October the instability of the sector in 2018. The last data had until the conclusion of this edition was the one accumulated from January to October, that registered a slight increase of 1,4% in the sale of tires. However, if compared to October 2017 numbers from same month of 2018, there was decrease of 6.5%. All of this in the end affirming that from now on, according to the vision of the executives of the area, everything will be different. “We can attribute this negative result to the political scenario we faced during the month, which had a turbulent election period,” said Klaus Curt Miller, executive president of Anip, National Association of Tire Industry. “The industry expectation is that the political uncertainty will decrease and the volume of consumption

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=