BrazilAutomotiveGuide_2019

57 2019 | Brazil Automotive Guide “As renovações e as ampliações de frota das empresas de transporte de passageiros estão pu- xando as vendas, tanto no segmento urbano como no rodoviário”, afirma Walter Barbosa, diretor de vendas e marketing de ônibus da Mercedes-Benz, para quem o desempenho de suas vendas tam- bém está refletido nos dois principais segmentos de mercado. “Nos urbanos emplacamos 3 mil 508 unidades e superamos os 81% de participação no ano até setembro. E nos rodoviários foram mais de 57% de participação, com 1 mil 448 unidades emplacadas.” Sediada em Caxias do Sul, RS, a Marcopolo fe- chou os primeiros nove meses de 2018 com cresci- mento de 45,5% em sua receita líquida consolidada, com R$ 2 bilhões 950 milhões, contra R$ 2 bilhões 30 milhões do mesmo período de 2017. Esse resultado foi puxado pelo crescimento de 82% no mercado brasileiro, com receita de R$ 1 bilhão 412 milhões, e de 34% nas exportações, que alcançaram R$ 888 milhões, contra R$ 776 milhões do mercado brasileiro e R$ 662,8 milhões nas exportações nos nove primeiros meses do ano passado. O terceiro trimestre de 2018 apre- sentou crescimento nas vendas de rodoviários para o mercado interno de 109,3% com relação ao mesmo período de 2017, de veículos para o Cami- nho da Escola, 1 mil 38 unidades, e no aumento da produção nas fábricas no Exterior, que passou This result was driven by the 82% growth in the Brazilian market, with revenues of R$1 billion 412 million and 34% in exports, which reached R$888 million, compared to R$776 million in the Brazilian market and R$662,8 million in exports in the first nine months of last year. The third quarter of 2018 showed a growth of 109.3% in road sales to the domestic market (compared to the same period in 2017), vehicles for the Path of the School, 1,388 units, and increased production in the offshore factories, which went from 510 units in 2017 to 608 units. In the road market, production growth benefited from the entry in full force, on October the 15th, of a rule that establishes that new buses must be equipped with accessibility lifts, renewal of the fleets of interstate and international lines operators, and the resumption of segments of charter and tourism. In urban areas the performance was also benefited by the urban deliveries to the Path of the School program. After four years of retraction this year, bids were made and 1,166 units have already been delivered. In large centers like São Paulo there were also benefits. In April 2018 SMT, the Municipal Department of Mobility and Transport, published a bidding notice for an urban bus whose concession divides the bus operation into 31 lots. The term of the contracts will be of 20 years, according to the legislation. The announcement of the new public transport system foresees modernization of the fleet, better distribution of lines, reduction of overlaps and greater coverage of the network. It also foresees an increase in the supply of seats and the withdrawal of smaller vehicles from exclusive lanes and corridors, which will allow greater fluidity and, as a result, reduction in travel time. The coverage will increase from 4 thousand 680 km to 5,1 thousand kilometers, with a 9% greater area served. de 510 unidades, em 2017, para 608 unidades. No mercado de rodoviários o crescimento de produção foi beneficiado pela entrada emvigor, em 15 de outubro, de regra que determina que novos ônibus devam ser equipados com elevadores de acessibilidade, pela renovação das frotas dos ope- radores das linhas interestaduais e internacionais e pela retomada dos segmentos de fretamento e turismo. Nos urbanos o desempenho também foi beneficiado pelas entregas de urbanos para o programa Caminho da Escola. Depois de quatro anos de retração este ano ocorreram licitações e já foram entregues 1 mil 626 unidades. Em grandes centros como São Paulo também houve benefícios. Em abril de 2018 a SMT, Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, publicou edital de licitação de ônibus urbano cuja concessão divide a operação dos ônibus em 31 lotes. O prazo dos contratos será de vinte anos, segundo a legisla- ção. O edital do novo sistema de transporte público prevê modernização da frota, melhor distribuição das linhas, diminuição de sobreposições e maior cobertura da rede. Prevê também aumento da oferta de lugares e retirada de veículos menores de faixas e corredores exclusivos, o que permitirá maior fluidez e, como resultado, redução no tempo de viagem. Acobertura aumentará de 4 mil 680 quilômetros para 5,1 mil quilômetros, com área atendida 9% maior.

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