BrazilAutomotiveGuide_2019

41 2019 | Brazil Automotive Guide U m céu de brigadeiro. É o que espera o seg- mento de máquinas agrícolas e rodoviárias para 2019. Se a produção no acumulado de janeiro a novembro de 2018 cresceu 11,9% – de 38 mil 757 para 43 mil 351 unidades –, a projeção que a Anfavea, Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, faz para 2019 não deixa de ser generosa, em todos os sentidos – produção, vendas internas e exportação. Em termos de produção, segundo a entidade, o crescimento para 2019 deverá ser da ordem de 15%. O mercado interno promete, ainda segundo a associação, registrar alta de 11%. Isso quando se fala em número de unidades vendidas, o que nas exportações deverá empatar. No entanto, emvalor, as exportações devem ser ampliadas em 1,6%, pas- sando de US$ 15,9 bilhões para US$ 16,1 bilhões. Emmeados de 2018 foi realizado em Porto Alegre, RS, o Décimo Simpósio SAE Brasil de Máquinas Agrícolas, que discutiu as principais inovações em eletrificação, conectividade e comunicação à dis- tância, assimcomo as perspectivas agroeconômicas para os próximos anos. Tanto a SAE quanto a Anfavea dizem acreditar que os sete fabricantes e nove marcas de máquinas agrícolas e rodoviárias – ACGO, com Massey Fer- guson e Valtra, Agrale, Caterpillar, CNH Industrial, com Case e New Holland, John Deere, Komatsu e Volvo – são importantes laboratórios no sentido de trazer à indústria automobilística o futuro da condução autônoma. Como constata o presidente Divulgação/CNH tenth SAE Brazil Symposium on Agricultural Machinery was held in Porto Alegre, RS, which discussed the main innovations in electrification, connectivity and distance communication, as well as the agro-economic perspectives for the coming years. Both SAE and Anfavea say they believe that the seven manufacturers and nine brands of agricultural and road machinery - ACGO, with Massey Ferguson and Valtra, Agrale, Caterpillar, CNH Industrial, Case and New Holland, John Deere, Komatsu and Volvo - are important laboratories in the sense of bringing to the auto industry the future of autonomous driving. As Anfavea President Antônio Megale states: “You see many vehicles used in agriculture today that are not even manned, because the countryside is a much more controlled environment.” It is the bet of Daniel Zacher, director of Tryvber Tecnologia: “By 2019, with the definition of the political and economic scenarios, there is the expectation of a vigorous reaction, with double-digit growth, compared to this year.” Today, together, companies in the industry produce more than 350 models of equipment such as wheeled tractors, grain harvesters, cane harvesters and backhoe loaders. da Anfavea, Antônio Megale: “Você vê hoje muitos veículos utilizados na agricultura que nem sequer sãomais tripulados, porque o campo é umambiente muito mais controlado”. É a aposta de Daniel Zacher, diretor da Tryvber Tecnologia: “Para 2019, com a definição dos cená- rios político e econômico, há a expectativa de uma reação vigorosa, com crescimento de dois dígitos, se comparado a este ano”. Hoje, juntas, as empresas do setor produzem mais de 350 modelos de equipamentos como tra- tores de rodas, colheitadeiras de grãos, colhedoras de cana e retroescavadeiras.

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=