BrazilAutomotiveGuide_2019

13 2019 | Brazil Automotive Guide 1 milhão 808 mil 735, ano que já havia esboçado uma pequena reação. “Certamente fecharemos este ano com crescimento acima do que planejávamos. 2018 será o ano da retomada do setor e por isso estamos muito otimistas”, disse o presidente Antonio Megale. “Já esperávamos uma queda em novembro devido ao menor número de dias úteis com relação a outubro. O importante foi a manutenção da média diária em 11,5 mil unidades.” As empresas fabricantes de veículos produziram 245,1 mil veículos em novembro, o que representa retração de 6,9% se comparado com as 263,2 mil de outubro e diminuição de 1,6% se confrontado com novembro de 2017, com 249,1 mil unidades. No acumulado do ano 2 milhões 70 mil unidades deixaram as linhas demontagem, expansão de 8,8% frente ao mesmo período de 2017, que registrou 2 milhões 480 mil unidades. As exportações de novembro somaram 34,4 mil unidades, queda de 11,3% diante das 38,7 mil de outubro e 53% menor frente a novembro do ano passado, quando 73,1 mil veículos deixaram o País. O setor exportou até novembro 597,4 mil unidades – baixa de 15,3% sobre as 704,9 mil do mesmo período do ano passado. No Brasil o setor automotivo representa cerca de 22% do PIB industrial, Produto Interno Bruto, conjunto das riquezas produzidas no país, e, por isto, pode afetar significativamente a produção de vários outros setores industriais. Fora da cadeia automotiva propriamente dita, afeta, por exemplo, os setores de aços e derivados, máquinas e equipamentos, materiais eletrônicos, produtos de metal e artigos de borracha e plástico. O setor de aço e derivados representa um dos insumos mais importantes para todos os subsetores da cadeia automotiva, especialmente para autopeças. Assim, observa-se que o setor tem importante impacto sobre o nível de atividade da indústria de transformação, sendo que o crescimento da produção automotiva pode, por meio da sua cadeia de fornecimento, impulsionar o crescimento de vários outros setores da indústria. Fabricantes são de grande porte emdecorrência do padrão tecnológico do setor e do tamanho do mercado, que possui custos fixos altos para pesquisa e desenvolvimento emnovos produtos, propaganda, setup –moldes, ajustamento demaquinário e outros –, investimentos em máquinas, equipamentos e montagem da infraestrutura produtiva. The year of the turn for Anfavea And the auto parts industry is projected to rise 8.4% in 2019, in line with the reversal trend of decline shown in 2018 After souring consecutive falls since 2012, 2018 meant the year of the uprising. The statement is from Anfavea, National Association of Manufacturers of Automotive Vehicles, when releasing the balance of the automobile industry in November. In the accumulated of the year 2 million 49 thousand 837 vehicles were licensed, a 13.3% increase over 2017, 1 million 808 thousand 735, a year that had already sketched a small reaction. “We will certainly close this year with more growth than we had planned. 2018 will be the year of resumption of the sector and with that we are very optimistic, “said President Antonio Megale. “We were expecting a drop in November due to fewer business days compared to October. The important thing was the maintenance of the daily average in 11.5 thousand units. “ Vehicle manufacturers produced 245.1 thousand vehicles in November, representing a reduction of 6.9% compared to 263.2 thousand in October and a decrease of 1.6% compared to November 2017, with 249, 1 thousand units. In the accumulated of the year 2 million 70 thousand units left the assembly lines, expansion of 8.8% over the same period of 2017, which registered 2 million 480 thousand units. November exports totaled 34.4 thousand units, a decrease in 11.3% from 38.7 thousand in October and 53% decrease from November last year, when 73.1 thousand vehicles left the country. The sector exported, up to November, 597.4 thousand units – a decrease in 15.3% compared to the 704.9 thousand of the same period last year. In Brazil, the automotive sector represents about 22% of the industrial GDP, Gross Domestic Product, a set of riches produced in the country, and for this reason can significantly affect the production of several other industrial sectors. Outside the automotive chain itself, it affects, for example, the steel and derivatives sectors,

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=