BrazilAutomotiveGuide_2019
105 Imagens: DENSO Desenvolvimento de Produto da companhia, ter um equipamento destes fisicamente próximo reduz sobremaneira o tempo e os custos dos projetos. “No caso de veículos, as montadoras precisam enviar modelos camuflados, dentro de contêineres em navios, para validação em suas matrizes. Além do custo elevado deste processo, existe o tempo gasto com essa viagem, sempre sujeita a imprevistos”, diz. No túnel de vento existem dinamômetros instalados, capazes de validar sistemas de powertrain e medir a eficiência do consumo de combustível. As temperaturas simuladas variam de -20°C a mais de 50°C, com controle de umidade e radiação solar – os ventos chegam a 180 km/h. “Podemos simular o sol do meio-dia na linha do Equador”, destaca Mikio. O gerente conta que sistemas como os de partida a frio, sem o tanquinho, foram testados no Túnel de Vento. “A segurança é outro fator importante, uma vez que os carros rodam em ambiente controlado, minimizando a possibilidade de acidentes”, diz o executivo. O sigilo também é garantido pela DENSO: há salas reservadas para os clientes que alugarem o Túnel de Vento, com chaves únicas, sem cópias, entregues apenas aos responsáveis pelo projeto. Segundo o executivo os automóveis podem ser descarregados dentro do equipamento, com toda a discrição que a competitividade elevada da indústria nacional demanda. Desde 1980 no Brasil, onde se instalou primeiramente como escritório comercial, a DENSO construiu sua fábrica um ano depois em Curitiba, PR, para abastecer a indústria com sistemas de ar-condicionado para veículos de passeio. Atualmente a companhia possui seis fábricas no Brasil – além de Curitiba e Santa Bárbara d’Oeste está em Manaus, AM, Betim, MG, com duas plantas e Goiana, PE – e uma em Córdoba, na Argentina. Emprega mais de 3,5 mil pessoas na América do Sul. Único na América do Sul, túnel de vento da DENSO em Santa Bárbara d’Oeste reduz custos de desenvolvimento de veículos
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