AutoData 30 Anos

INDÚSTRIA POLÍTICA SETORIAL 74 AutoData | Novembro | 2022 produtos automotivos fabricados nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste – exceto Distrito Federal. Era um incentivo considerável, mas menor que o oferecido originalmente pelo Regime Nordeste – que zerava o IPI e ainda dava troco aos carros fabricados na região, pois o desconto era calculado com base em duas vezes o PIS/Cofins devido, o que na prática era mais do que o valor do IPI recolhido. Não foi bem aquilo que a Ford almejava, mas juntando com descontos ge- nerosos de ICMS na Bahia acabou sendo o suficiente para que amontadora decidisse instalar a sua nova fábrica emCamaçari pagandomenos impostos do que qualquer concorrente no País. Os planos, a partir daquele momento, incluíam o início da produção em 2002. “Mas eu não tenho dúvidas de que em setembro de 2001 já teremos Ford baianos rodando por nossas estradas”, declarou o governador César Borges. FÁBRICAS DE INCENTIVOS As condições obtidas pela Ford seguiram da mesma forma até 2007, quando a empresa adquiriu o controle da Troller e, dessa forma, herdou os incentivos e benefícios que haviamsido concedidos para a pequena fabricante cearense, passando a se inserir no Regime Nordeste com todos os incentivos. A partir de então os regimes automotivos no País ficaram divididos emdois blocos de empresas. OdoNordeste, comincen- tivosmaiores, contava comFord na Bahia e no Ceará comTroller, alémde BateriasMoura e TCA emPernambuco – empresas que já haviam aderido ao programa antes de 1999. No Centro-Oeste, dispondo de vantagens menores, 32% de desconto no IPI, instalaram-se emGoiás dois distribuidores bra- sileiros que conseguiram licenças de marcas estrangeiras que representavam no País para montar veículos aqui. O primeiro foi o Grupo Souza Ramos, que aproveitou o regime automotivo e inaugurou, em 1998, fábrica emCatalão para montar veículos sob licença da Mitsubishi – e mais tarde também da Suzuki. Já o Grupo Caoa foi o último a aderir e inaugurou sua fábrica emAnápolis em2007, paramontagemdemodelos Hyundai sob licença – emais tarde, a partir de 2017, tambémda chinesa Chery. Na primeira renovação do Regime Nordeste, em 2010, o governo federal introduziu algumas alterações no programa: a inclusão da exigência de uma contrapartida adicional de investi- mentos emprojetos e atividades de pesquisa e desenvolvimento

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