AutoData 30 Anos

73 2022 | Novembro | AutoData passou. De acordo com ele tudo começou logo após a eleição de Olívio Dutra. Embora tivesse dito que tudo o que havia sido acertado com o governo anterior seria mantido Dutra voltou atrás poucos dias depois, alegando que termos do contrato eram abusivos e seriam revistos. Com a demora em obter um novo acordo e os sinais de que o novo governo gaúcho priorizaria outras áreas – especialmente as pequenas e microempresas, além de pequenos agricultores – a Ford desistiu do negócio. Namesma entrevista, porém, Fonseca e Silva surpreendeu ao revelar que o Projeto Amazon não tinha sido cancelado e ainda seria ampliado: “Anova fábrica produzirá umoutromodelo, além do Amazon. Esta, aliás, é uma decisão que já estava tomada. Em Guaíba representaria a ampliação quase que imediata da fábrica. Agora que voltamos à estaca zero já vamos projetar, e erguer, uma fábrica maior desde o início”. PODER DAS NEGOCIAÇÕES A impressão era a de que Fonseca e Silva transmitia um falso otimismo na conversa, mas a verdade é que a Ford agiu rápido nos bastidores para garantir umnovo local para a sua nova fábrica brasileira. Oproblema era que quando a desistência do RioGran- de do Sul foi definida o prazo para ingressar no RegimeNordeste já havia expirado. Parecia, assim, que a montadora estava sem opções para se instalar em algum Estado obtendo benefícios e isenções fiscais, além de facilidades com a infraestrutura. Entrou em cena, mais uma vez, o lobby político, o qual con- seguiumanobrar para reabrir o programa regional de incentivos – por meio de medida provisória – com o objetivo de permitir a entrada da FordnoRegimeNordeste. Na edição 119 Vicente Alessi Filho comenta a decisão: “Seu discurso [do então presidente do Senado, o baiano Antônio Carlos Magalhães] e o do governador César Borges, antigo concessionário Chevrolet e Ford, foi para amigos. Pois, na Bahia, quem não é amigo é ilustre desconhe- cido, mesmo que seja freguês da mesma barraca de acarajé”. Na síntese Alessi Filho escreveu: “A Bahia terá, finalmente, a sua sonhada fábrica de automóveis. A penúltima encrenca foi resolvida, pelo CongressoNacional, na terça-feira, 29 de junho, na forma da inclusão da Ford no regime automotivo do Nordeste. Agora falta convencer o presidente da República”. Fernando Henrique Cardoso, o presidente na ocasião, foi convencido e, como resultado das negociações, foi editada a lei 9 826/2001, que concedia umcrédito único de 32%do IPI para os

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