AutoData 30 Anos

INDÚSTRIA POLÍTICA SETORIAL 72 AutoData | Novembro | 2022 Novembro de 1998 ram: a Troller, que já produzia utilitários 4x4 emHorizonte, no Ceará, e dois fornecedores de componentes de Pernambuco, a fabricante de baterias Moura, em Belo Jardim, e a TCA, em Jaboatão dos Guararapes, que produzia chicotes elétricos – na mesma planta que de 1966 a 1973 produziu os Jeep Willys no Nordeste. Como todas já atuavam na região, não houve abertura de nenhuma nova indústria na região, como alme- java o programa. O insucesso do Regime Nordeste fez comque políticos pas- sassema utilizar outros artifícios para tentar atrair as empresas. Ou seja: mais benefícios e vantagens, que iniciou a chamada guerra fiscal dos estados, em que cada governante buscava convencer mais indústrias a se instalar em seu território. REVÉS NO SUL Na disputa dos estados por uma fatia do bolo industrial do País houve ainda um ingrediente quemudaria o jogo: as eleições gerais de 1998, quando foram escolhidos novos governadores. Foi o que aconteceu no Rio Grande do Sul, onde Antonio Britto não conseguiu se reeleger, dando lugar a Olívio Dutra. Voltamos, então, à Ford e ao seuProjeto Amazon, que parecia muito bemencaminhado, até que tudomudou. A edição 117 de AutoData, demaio de 1999, trouxe encartado umespecial sobre os 80 anos da Ford no Brasil, comuma entrevista comFonseca e Silva. Nela o executivo contou como foi o processo que culminou na desistência de construir sua nova fábrica em Guaíba após o novo governo gaúcho questionar os incentivos prometidos. O início do texto, assinado por S Stéfani, adiantou o tom da conversa: “Quando, ainda no ano passado, a Ford já preparava os eventos quemarcariama comemoração de seus 80 anos de Brasil, oRioGrandedo Sul, comoumtodo, eGuaíba, emparticular, mereceram tratamento especial. Era lá, no local exato onde até então a empresa pretendia construir sua nova emais moderna fábrica, que a maior parte da festa seria realizada. Era lá, afinal, que estava a face mais aparente do que a Ford pretendia fazer, e ser, nos seus próximos oitenta anos de Brasil. Quis o destino que, em vez de festa, acontecesse o cancelamento da decisão de construir a fábrica naquele local. Justamente no dia 30 de abril. Ou seja, seis dias após a comemoração dos 80 anos da aprovação, nos Estados Unidos, em24 de abril de 1919, do projeto da montadora de se instalar no País, em 1º de maio”. A partir daí Fonseca e Silva deu início à sua versão do que se

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