AutoData 30 Anos

INDÚSTRIA POLÍTICA SETORIAL 68 AutoData | Novembro | 2022 Regime com sabor de jeitinho brasileiro H oje a história parece incrível demais para ser verdade, mas, acredite, aconteceu. Aedição 101 deAutoData, de janeiro de 1998, foi quase toda dedicada às empresas do setor automotivo instaladas emMinas Gerais, mas a última reportagem – assinada por Vicente Alessi Filho – relata uma conversa que o jornalista teve com Ivan Fon- seca e Silva, então presidente da Ford do Brasil, emValência, na Espanha. Durante obate papo informal emumjantar, o executivo fez uma confidência: acreditava que seria muito difícil tirar de Guaíba, RS, a localização da futura fábrica que a dona do oval azul planejava construir no Brasil. Dito e feito: “Menos de ummês depois, na segunda-feira, 15 de dezembro, veio o anúncio oficial”, escreve Alessi Filho. A ideia, ainda de acordo com a reportagem, era de que a nova planta produzisse veículos gerados pelo projeto identificado, então, como nome-código Amazon, entrando emoperação no fimde 2000. Oplanejamento incluía, até, a construção de uma ferrovia ligando a cidade gaúcha a Tatuí, no Interior de São Paulo, onde se localiza, até hoje, o campo de provas da Ford. Mas, ao mesmo tempo em que o texto parecia celebrar a decisão da Ford, trazia um alerta, que o próprio Fonseca e Silva havia feito na Espanha: a Assembleia Legislativa gaúcha ainda tinha de apreciar e transformar em lei o projeto do então gover- nador Antônio Britto, que previa a concessão de benefícios para a instalação da fábrica da Ford no Estado. Alémdisso a Câmara Municipal de Guaíba também deveria aprovar a concessão de benefícios fiscais, alémde providenciar melhorias na infraestru- tura local e aceitar as necessidades da montadora. A guerra fiscal dos estados e o interesse político foram determinantes para a criação de novos programas de incentivo que levaram empresas do setor automotivo para as regiões mais remotas Por Wilson Toume

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