AutoData 30 Anos

INDÚSTRIA AUTOPEÇAS 56 AutoData | Novembro | 2022 Atropeladas pelo trem da modernidade Q uando se fala no incrível processo demodernização pelo qual passou o setor automotivo nacional nos últimos trinta anos a maioria das pessoas pensa apenas nas fabricantes de veículos e em seus pro- dutos, assimcomo na quantidade de novasmarcas – e fábricas – que surgiram no País. Mas, para alimentar toda essa produção, que, vale lembrar, quase chegou à marca de 4 milhões de unidades em2013, contra poucomais de 1 milhão em 1992, era preciso que os fornecedores acompanhassemo ritmo. Esta, contudo, não era tarefa fácil, visto que o número de fabricantes de veículos a abastecer quadruplicou, passando de cinco para vinte. Para umsetor que era composto, basicamente, por indústrias pequenas emédias, semgrande poder financeiro e contando commaquinário defasado – que serviamuito bem aos igualmente defasados veículos produzidos por aqui até a abertura domercado –, podia-se dizer que era quase impossível a missão de acompanhar a expansão das montadoras no País. As empresas nacionais fabricantes de autopeças se viram, de uma hora para outra, pressionadas com a chegada de con- correntes multinacionais de peso, que se instalavam no Brasil acompanhando as newcomers. Como se não bastasse essas empresas também foram submetidas às novas exigências de seus antigos clientes, asmontadoras, que tiveramdemodernizar suas linhas de produção e seus produtos e, consequentemente, suas cadeias produtivas. Vítimas do protecionismo que barrou a evolução da indústria nacional durante décadas as fabricantes nacionais de componentes acabaram engolidas pelas multinacionais Por Wilson Toume

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=