AutoData 30 Anos

47 2022 | Novembro | AutoData custos realmente dispensáveis. Em vez de serem incentivadas a melhorar os motores originais, gastaram tempo e dinheiro modificando as suas características só para não deixar uma concorrente sozinha naquela faixa de mercado”. CRÍTICAS AO CARRO POPULAR Mesmo assimem fevereiro de 1993 foi assinado o protocolo do chamado carro popular, que estabelecia a redução do IPI para a simbólica taxa de 0,1%, mas apenas para os veículos com motores de até 1 mil cm³ ou refrigerados a ar – o que permitiu a inclusão dos VW Fusca e Kombi na mesma classificação. Não faltaram críticas à decisão, e na edição 7, emmarço de 1993, o secretário geral do Sindicato da Indústria de Condutores Elétricos do Estado de São Paulo e da Associação Brasileira do Cobre, Ivan Tessari, escreveu na seção Opinião: “O acordo que permite a isenção do IPI para o Fusca, da Autolatina, e para os modelos populares da Fiat e da General Motors, traz embuti- da uma contradição, para dizer o mínimo. Ou uma falácia, se se considerar a ideia como fruto de uma mente brilhante no campo de estratégia de marketing”, critica o texto. “A produção de um Fusca, ou de qualquer outro modelo, popular ou não, envolvemilhares de itens, adquiridos junto aos fabricantes de autopeças e componentes, de pneus, vidros, tecidos, borracha. Embora o presidente Itamar Franco tenha concedido a isenção do tributo para esses modelos, ela não se estendeu aos demais elos da cadeia produtiva”, observa. “Em resumo: o valor antes pago pelo consumidor era discri- minado. Por exemplo: preço do veículo 100, valor do imposto 30. O comprador sabia que o preço era elevado em grande parte pela incidência dos impostos. E no jogo contábil de débitos e créditos do IPI as montadoras se ressarciam do tributo reco- lhido em cada fase do processo industrial. Com esta isenção, o consumidor continuará pagando o IPI, só que em um por- centual menor. E de forma disfarçada, pois ele está embutido como custo no preço de cada componente. Como a isenção permitirá, realmente, uma redução do preço ao consumidor final, os louros serão do governo.” SUCESSO, APESAR DE TUDO Mesmo com tantas ressalvas, o novo acordo funcionou e, como resultado, essa nova categoria de veículos deu um tre- mendo impulso à indústria, com sua participação nomercado Novembro de 1992

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