AutoData 30 Anos

SETOR AUTOMOTIVO RENASCIMENTO 40 AutoData | Novembro | 2022 “São pessoas que estão chegando a seus cargos cientes de que o Brasil mudou. E, sobretudo, com a consciência clara e nítida de que, neste contexto, não resta ao setor automotivo outra alternativa a não ser a de mudar também. E muito. Sob pena de não conseguir sobreviver”. A análise foi embasada com as reações dos executivos das empresas do setor e as previsões sobre o que poderia ocorrer no futuro após a câmara. Luiz Adelar Scheuer, executivo da Mercedes-Benz que acabara de assumir a presidência da An- favea, projetou: “Cerca de 20% das fabricantes de autopeças não têm condições de enfrentar um mercado mais aberto e competitivo: são empresas que fecharão suas portas”. O texto, porém, também deixava claro que as empresas fabricantes de veículos estavam se preparando: “Uma a uma, as montadoras vão definindo suas respectivas estratégias que passam, invariavelmente, pela remodelação completa da linha demodelos, atualização dos sistemas de produção e, sobretudo, vigilância estreita dos custos de produção”. “Há, portanto, não apenas uma revolução, mas uma ver- dadeira guerra em curso, como há muito não se via no setor automotivo”, prossegue a análise. “É, assim, uma fase dura. Mas, ao mesmo tempo, apaixonante. ‘A indústria automobilística passa por um momento histórico’, definiu Scheuer tão logo assumiu a presidência da Anfavea, ao explicar porque consi- derava, na prática, um verdadeiro privilégio poder participar de um processo dessa natureza: ‘Perdemos uma década mas daqui para a frente será a retomada do tempo perdido’.” No fimo texto destaca que, apesar dos desafios, aquelemo- mento seria crucial para o futuro do setor automotivo: “Antes, o preço do carro era igual à soma do custo mais a margem de lucro. Agora é a soma do custo mais a margem de lucro que temde ser igual ao preço que o consumidor final está disposto a pagar”, finalizou Luiz Adelar Scheuer. Não por coincidência a questão da capacidade do setor automotivo nacional de enfrentar a chegada da concorrência internacional foi o tema principal do SAE Brasil 92, evento de estreia da entidade de engenharia automotiva no País, que também ocorreria em breve. A preocupação com a entrada em vigor de novas normas ambientais foi outro tema que seria abordado no congresso. Outra reportagemde destaquemostrava os planos da Toyota para o Brasil, mercado no qual a empresa atuava já havia 33 Luiz Adelar Scheuer (Anfavea)

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