AutoData 30 Anos

15 2022 | Novembro | AutoData de 30% de um ano para o outro. Na época a capacidade anual de todas as montadoras, somadas, era de aproximadamente 1 milhão de unidades e em 1991 foi de menos de 700 mil. O ACORDO E A OPORTUNIDADE Isto levou toda cadeia produtiva e comercial automotiva a iniciar aquele 1992 muito pressionada pela crise. Em razão dis- so, como uma espécie de grito de socorro ou última tentativa de salvar a indústria local, sindicatos, empresários e o próprio Estado brasileiro resolveram iniciar uma nova experiência de negociação tripartite que, reunindo, de forma inédita, repre- sentantes do capital, do trabalho e do poder público, gerou acordos neocorporativos nunca vistos antes na história do País. Estemovimento, que ficou conhecido como Câmara Setorial da Indústria Automobilística, na qual foi assinado o primeiro acordo para reduzir os preços dos carros no País, emmarço de 1992, em Brasília, DF, na prática iniciou a criação de uma nova base de desenvolvimento para o setor automotivo que, com o passar dos anos, levou à consolidação deste imenso parque automotivo que temos hoje, um dos maiores do mundo. Aquilo também marcou o início da história de AutoData, que nasceu da oportunidade de cobrir um importante setor da economia que estava renascendo. Isto porque era óbvia a importância para o Brasil e para o desenvolvimento da indús- tria brasileira daquelemovimento que estava nascendo e que, infelizmente, não estava sendo acompanhado com a devida atenção pela grande imprensa generalista. Este pensamento de que era preciso noticiar e analisar commais profundidade e pormenores tudo aquilo que estava começando a acontecer no setor inspirou os jornalistas Fred Carvalho, S Stéfani, Sérgio Duarte e Vicente Alessi Filho a lançar uma publicação exclusivamente dedicada aos negócios do setor automotivo. Carvalho e Stéfani trabalhavam, na época, no jornal Gazeta Mercantil, então o mais importante veículo de imprensa no País dedicado a cobrir assuntos da economia. Stéfani era, sem dúvida, omais importante repórter dedicado à economia e aos negócios a cobrir o setor de veículos, e Fred era especializado em veículos de transporte e criador de revistas do segmen- to. Naquele instante ambos dirigiam seus esforços à área de marketing da Gazeta Mercantil, sob a orientação do diretor Roberto Müller Filho.

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