AutoData 30 Anos

AUTODATA 30 ANOS TRAJETÓRIA 14 AutoData | Novembro | 2022 Analista da indústria e parte de sua história A quele 1991 foi umano emblemático e complicadopara o setor automotivo brasileiro. A abertura comercial a veículos importados empreendida pelopresidentede então no início de seumandato, em 1990 – logo após ter declarado, na Alemanha, que “comparados aos carros do Primeiro Mundo os carros brasileiros são verdadeiras carroças” –, trouxeramconsequências quase que intransponíveis para a indústria de veículos no Brasil. Vieram os carros importados e, junto com eles, uma compa- ração direta de qualidade, design e tecnologia, que realmente deixou muito claro o atraso dos produtos então fabricados aqui. Aomesmo tempoaeconomia iamuitomal ea abertura comercial só ajudou a derrubar a produção local de veículos. Primeiro vieramos suecos da Saab, importados pela General Motors, logo depois os russos Lada que, imaginem só, fizeram muito sucesso. Na sequênciauma sériedeoutrasmarcas também desembarcaramno País e fizeram sucesso quase que imediato. Assim1992 começoucommuitaemoção: hiperinflação, vendas em queda, desemprego em alta. O Brasil, enfim, não conseguia reagir e o presidente, muito questionado e pressionado em ra- zão de escândalos de corrupção e planos econômicos que não deram certo, entrou para a história como o primeiro presidente da República afastado por impeachment. As turbulências políticas e econômicas atingiramem cheio o setor automotivo e instalou-se uma das maiores crises já vi- vidas pelas empresas fabricantes de veículos e pelas empresas produtoras de autopeças, coma produção despencandomais Na forma de newsletter, revista, agência, site, boletins e seminários, AutoData tem seu jornalismo de três décadas atrelado à evolução do setor automotivo no Brasil Por Márcio Stéfani

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=