AutoData 30 Anos
MERCADO EVOLUÇÃO 138 AutoData | Novembro | 2022 Corrida com obstáculos para o crescimento E mmaio de 2007 o Brasil alcançou amarca histórica de 50milhões de veículos produzidos. Neste volume estão inseridos automóveis de passeio, comerciais leves, ca- minhões e ônibus. “Cerca de 40%dos 50milhões foram fabricados de 1997 a 2007, o que confirma amaturidade da indústria automobilística brasileira”, comemorava Cledorvino Belini, então presidente da Fiat no Brasil e na América Latina. O salto a partir de 1997 não foi obra do acaso. Após a instala- ção da Câmara Setorial Automotiva, em 1992 os preços baixaram e o mercado brasileiro começou a delinear nova fase em sua história, com impulso na produção lastreado pelo crescimento acelerado das vendas domésticas nos anos seguintes. Os em- placamentos, que giravam de 700 mil a 800 mil unidades por ano, dobraramaté o fimdaquela década, recuaramno início dos anos 2000 e voltarama subir com força, conhecendo o auge em 2012, com recorde de 3,8 milhões de veículos comercializados. A roda da economia conspirou a favor, com fatores como redução de preço e impostos, estímulo à produção nacional, crescimento do nível de emprego e prazos elásticos de finan- ciamentos na hora da compra. Os bons resultados advindos de novos regimes automotivos tambémcontribuírampara elevar as vendas, preparando o terreno para a chegada das empre- sas newcomers, como Honda, Mercedes-Benz, PSA Peugeot Citroën, Mitsubishi, Nissan e Renault, que construíram fábricas no País para fazer veículos com mais qualidade e nível tec- nológico superior ao existente até então. E neste movimento foram acompanhadas pelas fabricantes já instaladas no País, Mercado de veículos patina para retomar níveis de vendas do passado Por Mário Sérgio Venditti, com Pedro Kutney
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