AutoData 30 Anos

ENERGIA ELETRIFICAÇÃO 130 AutoData | Novembro | 2022 DILEMAS DAS MONTADORAS Embora a eletrificação esteja ganhando corpo noBrasil ainda existemdilemas sobre osmelhores caminhos a seguir. A indústria nacional deve acelerar os investimentos na transição energética ou é preciso agir comcautela?Oetanol e outros biocombustíveis seriam um atalho mais eficiente para a descarbonização? “Há aqueles que avistamuma longa e desigual transição energética dos veículos, por décadas adiante, com os motores a combus- tão interna dominando mercados que não terão clientes com poder aquisitivo para consumir os caros modelos elétricos”, diz a reportagem de AutoData de agosto de 2022, vislumbrando que ainda existe muito espaço para os veículos convencionais. Essa possibilidade cria uma enorme dúvida nasmontadoras. Afinal a decisão a ser tomada pode mexer diretamente com o destino de milhares de empregos diretos e indiretos, a manu- tenção da cadeia de fornecimento de insumos e a continuidade de programas de pesquisa e desenvolvimento. Resumindo: a roda da eletrificação, rápida ou gradual, movimenta todos os envolvidos da cadeia automotiva. Algumas fabricantes, porém, já têm a resposta. Os passos poderão até ser comedidos no Brasil, mas a General Motors, por exemplo, entrou de cabeça na transição energética e não pretende produzir automóveis com tecnologia híbrida. Vai partir diretamente para o sistema 100% elétrico, sem escalas. A Stellantis e outros grupos poderosos, como Toyota e Volkswagen, seguem dedicando seus investimentos para a eletrificação em larga escala do portfólio global, mas também consideram importantemanter planos de desenvolvimento do bome velhomotor a combustão interna, especialmente noBrasil. Ao contrário da GM, outras concorrentes pensam, sim, em umdegrau nomeio da estrada da eletrificação. Alémdo híbrido flex da Toyota, Caoa Chery, Volkswagen e Stellantis defendem a viabilidade do híbrido leve, que usa sistema elétrico auxiliar de 48V acoplado a ummotor flex como alternativa para iniciar a descarbonização dos veículos nacionais. EMISSÕES NA GERAÇÃO O problema é que, enquanto o Brasil é privilegiado emgera- ção de energia limpa e renovável, emoutros países a produção de energia é justamente a maior responsável pelas emissões totais de CO2. Os índices assustam: 76% na China, 59% no bloco da União Europeia e 58% nos Estados Unidos. Julho de 2022 72 Julho 2022 | AutoData LANÇAMENTOS » ELÉTRICOS Por Soraia Abreu Pedrozo e Pedro Kutney Caoa Chery acelera o passo da eletrificação incentivada Empresa lança de uma só vez cinco modelos eletrificados, incluindo dois semi-híbridos 48V flex montados em Anápolis C omo parte do plano de oferecer opções eletrificadas de toda a sua linha de produtos vendida no Brasil até 2023 a Caoa Chery começou já, em junho, a acelerar o passo nesse rumo, lançando simultaneamente cinco modelos eletrificados, três importados e dois com montagem nacional. Na lista figuram o microcarro 100% elétrico iCar, a versão híbrida plug-in do

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=