AutoData 30 Anos

ENERGIA ELETRIFICAÇÃO 128 AutoData | Novembro | 2022 Hoje é sabido que a vida útil das baterias nos automóveis elétricos dura de oito a dez anos. Depois disso ela ainda pode ser utilizada para fornecer energia para aparelhos eletrônicos ou até mesmo em instalações de postos de recarga de car- ros elétricos, por exemplo, em sua chamada segunda vida. Esgotado o seu ciclo a bateria deve ser encaminhada para a reciclagem e, atualmente, já existem empresas especializadas nesta operação. Já o tema infraestrutura de recarga ainda é um grande dilema. O que deveria chegar primeiro? A demanda que deve definir a necessidade de instalação de postos para recarre- gamento elétrico ou o correto seria formar um complexo de estações para preparar o terreno antes da chegada de volumes maiores de modelos elétricos ao mercado? As empresas de fornecimento de energia enxergaram rapi- damente que a produção crescente de carros elétricos era uma certeza e investem em estruturas de recarga, mas até mesmo em países que já têm volumes consideráveis de carros elétri- cos a oferta de recarregamento ainda está atrás do aumento expressivo da demanda. O desafio é instalar grande número de ultracarregadores, que repõem até 80% da energia das baterias em cerca demeia hora para propiciar autonomia em torno de 300 quilômetros. No Brasil essa infraestrutura de recarga caminha lentamente. “O momento atual é de discussões setoriais que envol- vem não apenas a regulamentação de um novo modelo de negócios mas como manter conversas com investidores para criar estrutura de recarga elétrica”, relatava reportagem de AutoData de abril de 2018. Essas negociações prosperaramdois anos depois. Empresas de distribuição de energia, startups e as próprias montadoras passaram a se envolver diretamente em investimentos para instalação de estações públicas de recarga, em locais como estradas, shoppings centers, condomínios, estacionamentos e hotéis. Apesar da sua evolução o carro eletrificado ainda é visto com ressalvas. Márcio Stéfani, sócio e diretor de AutoData, observa que segundo todas as projeções só 30% do mercado mundial terá acesso aos modelos movidos a bateria: “Mesmo na Europa as vendas não serão tão fortes em alguns países. No Leste Europeu, por exemplo, o carro elétrico vai demorar para se disseminar.” Maio de 2017 Futuro 36 AutoData Maio 2017 A Tesla, fundada no dia 1º de julho 2003 por jovens engenheiros do Vale do Silício, na Califórnia, atingiu US$ 51 bilhões e deixou para trás as cen- tenárias Ford e GM. A valorização a colocou como a sexta maior fabricante de carros em valor de mercado, atrás apenas de potências como Toyota, Daimler, Volkswagen, BMW e Honda. Ummês antes, a ultrapassagem da cor- poração havia sido na pista. O modelo S, em sua versão mais rápida, a P100D, foi de 0 a 60 milhas (96 km/h) em 2,27 segundos. Nenhum outro carro de Sonho elétrico Henrique Skujis | henriqueskujis@autodata.com.br Enquanto a Tesla, farol mais luminoso na busca do carro movido a bateria, promete um modelo por US$ 35 mil, seu dono anuncia o desejo de ir à Lua e colonizar Marte O 3 é a aposta da empresa para “popularizar” seus modelos elétricos hans-johnson/Creative Commons T empos de tormenta em Shor- tville.” O twitter de Elon Reev Musk no último dia 3 de abril foi um recado irônico do presidente executivo da Tesla aos investidores que praguejavam contra a empresa. Na manhã daquele dia, após o anún- cio de que a fabrica de carros elétricos havia comercializado 25.418 unida- des no primeiro trimestre – alta de 69% em relação ao mesmo período de 2016 –, as ações da Tesla dispararam e seu valor de mercado superou gigan- tes do mundo automobilístico. passeio – nem Ferrari, nem Porsche – jamais havia atingido tal marca. Parecem números impressionantes. E são. Mas é preciso, evidentemente, enxergá-los com cautela. A despeito do fabuloso valor de mercado alcança- do, a Tesla precisa comer muito arroz com feijão para fazer frente às conter- râneas. A empresa de Musk vendeu no ano passado 76 mil carros contra 6,6 milhões da Ford e 10 milhões da GM. Em faturamento, a Tesla também come poeira: US$ 7 bi ante US$ 151,8 bi e US$ 166,4 bi da Ford e da GM, res- AD 333 - Carros_Eletricos.indd 36 08/05/2017 14:32:46

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