AutoData 30 Anos

120 AutoData | Novembro | 2022 sobre o transporte aumentará: os volumes e a energia demandada por caminhões e ôni- bus devem aumentar em até duas vezes no período 2020-2050. Esta previsão é umdos resultados do estudo Transporte Comercial Net Zero 2050: Caminhos para a Descarbonização do Modal Rodoviário no Brasil, que realizamos este ano junto com a Rede Brasil do Pacto Global e a Bain & Com- pany. Dentre as conclusões está a necessidade de os setores público e privado trabalharem juntos para promover combustíveis renováveis, compolíticas públicas que aceleremo desen- volvimento e a adoção de novas tecnologias. A solução para descarbonizar a de- mandade energiageradapor cami- nhões e ônibus no País é ummix de tecnologias já desenvolvidas ou em desenvolvimento: bio- metano, diesel renovável HVO, biodiesel, elétricos a bateria e células de combustível. NoBra- sil o combustível renovável da vez é o biometano, derivado do biogás produzido a partir de rejei- tos orgânicos, cujo comportamento se assemelha ao gás natural. Já regulamentado no País o biometano jogará papel importante devido ao gigantesco potencial de produção que tem aqui. É umpassivo ambiental que se transforma em um ativo energético. Vislumbro que nos próximos trinta anos a indústria automotiva estará engajada no esta- belecimento dessas tecnologias de transição e suas respectivas fontes de energia renováveis, focada emsoluções inteligentes demobilidade e cada vez mais comprometidas com as prá- ticas ESG, de governança socioambiental – e estas, sim, nos garantirão viver o futuro que almejamos. Pautamos o futuro pela emergência climática, lendo o presente P ara olhar o futuro é preciso olhar o que já foi feito, pavimentado e conquistado até aqui. E escolho começar celebrando os 30 anos de atuação de AutoData junto à indústria automotiva brasileira, na qual se tornou referência em “transformar informação em conhecimento”, sua missão. A Scania também comemora um marco importante este ano: são 65 anos no Brasil, liderando a mudança para um ecossistema de transporte sustentável – o nosso propósi- to. Posso afirmar que os aprendizados destes anos são mútuos e nos permitem prever um horizonte de grandes transformações nessa indústria diversa e estratégica. O aprendizado mais evidente que nos levou a ajustar nossa rota foi o da emergência climática. Desde o momento em que países aderiramao Acordo Cli- mático de Paris para reduzir o aquecimento global até 2050 o compromisso com a sustenta- bilidade tem ditado os negócios e os planos da Scania. Essa agenda deixou de ser utopia e se tornou realidade: dentre várias iniciati- vas temos o compromisso de nos tornarmos carbono neutro até 2040, dez anos antes das metas estabelecidas noAcordo deParis. Nossas metas climáticas de curto prazo – até 2025, com base em2015 – são reduzir em50%a emissãode gases de efeito estufa das operações industriais e comerciais do grupo, alémde cortar em20% as emissões de carbono na frota circulante de veículos produzidos pela empresa. Como cumprir estas metas é a pergunta que fazemos cotidianamente, e pode nos aju- dar a pensar como a indústria automotiva esta- rá pelos próximos trinta anos. Afinal a pressão ARTIGO CHRISTOPHER PODGORSKI D i v u l g a ç ã o / S c a n i a Christopher Podgorski é presidente e CEO da Scania Latin America

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