AutoData 30 Anos

INDÚSTRIA ESTRATÉGIA 114 AutoData | Novembro | 2022 Mesmo assim o País ainda tem muito a evoluir em tecnologia veicular. Márcio Stéfani, tambémsóciodeAutoData, encara esse quadro como oportunidade: “Somos um dos poucos países domundo comestrutura para crescer na indústria automotiva, principalmente no setor de autopeças. O aumento de custos de produ- ção no Exterior abre oportunidades aqui. Um exemplo são os mercados onde a eletrificação automotiva ainda está atrasada. Alguémterá de continuar fornecendo a engenharia de motor a combustão. Este poderá ser papel do Brasil”. PERDA DE RELEVÂNCIA O País até poderá preencher essa lacuna porémé incontestável que a globalização trouxe alguns revezes e preocupações, como sinali- zou AutoData em março de 2020, às portas da pandemia de covid-19: “A centralização do desenvolvimento pelasmatrizes dasmontado- ras esvazia a engenharia brasileira”, anunciou a reportagem intitulada Saldo Negativo. Na ocasião o professor Renato Romio, do Instituto Mauá de Tecnologia, destacava que o “omomento é de centralização da engenha- ria, que não é mais local for global”. O processo se invertera, tornando-se “global for local”, ou seja, as plataformas mundiais tornaram o desenvolvimento regional menos relevante. Uma demonstração desse quadro pôde ser visto de 2012 a 2020, quado a presença de engenheiros nos laboratórios ou nas linhas de produção no Brasil foi se esvaziando, com a extinção de 2,9mil postos de trabalho. Não é só: a indústria intensificou a buscapormais escalanodesenvolvimentoe, como consequência, projetos globais fizeramcomque o Brasil perdesse plataformas locais de motores e de chassis. O conceito global for local é aindamais reforçado namedida em que as matrizes se sentemmenos estimuladas a investir no Brasil por causa de fatores como sistema tributário de alta carga e complexidade, passivo trabalhista pesado, déficits de infraestrutura e custo de capital alto. Nessas horas o País fica atrás em competitividade para países commais atrativos de investimento. 22 Março 2020 | AutoData Plataformas globais » EngEnharia local Por Eduardo Laguna Saldo negativo Centralização do desenvolvimento pelas matrizes das montadoras esvazia engenharia no Brasil Menos engenheiros trabalhando 2007 2008 2009 2010 2011 2012 287 326 429 411 -237 -95 -99 Em milhões de unidades/In million units Contratações de montadoras Contratações de autopeças Desligamentos de montadoras Desligamentos de autopeças Fonte: MTE/SPPE/DES/CGET - CAGED Lei 4 923/65 Obs.: Montadoras apenas de autoveículos AD 364 - Plataforma.indd 22 04/03/2020 17:45:54 Março de 2020

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=