AutoData 30 Anos

100 A utodata surgiu em um dos períodos mais emblemáticos da história do Brasil no Século 20. Fernando Collor de Mello tomou posse em 15 de março de 1990, sendo que uma de suas principais iniciativas foi im- pulsionar a indústria automotiva nacional ao liberar a importação de veículos novos no País, que estava vetada desde 1976. Amedida permitia a entrada no Brasil de veículos mais modernos que eram fabricados na Europa, EUA e Ásia. Montadoras e importadores independentes trouxerammodelos de última geração. Poucos tinham condições de adquiri-los, naturalmente, mas a nova regra estimulou montadoras com fábrica no País a modernizar seus produtos a fim de fazer frente à concorrência dos importados. Não se tratava de algo que poderia ser chamado E TUDO COMEÇOU NO ANO DE 1992 Marcos Zavanella Presidente & CEO da Schaeffler Brasil de sofisticado, mas eram competitivos no preço e estavam alguns passos à frente dos projetos baru - lhentos dos anos 70. Esses novos projetos de montadoras nacionais significaram um caminho sem volta, rumo a uma indústria mais forte e moderna. Neste mesmo atribulado período, em 1992, no Rio de Janeiro, fora do campo político e econômi- co, outro grande fato deflagrou um novo jeito de se encarar nossa relação com a natureza. Um grande evento, chamado Eco-92, foi um marco na história do planeta. A conferência global, a primeira a discutir seriamente impactos ambientais, reuniu, em junho, delegações de quase 200 países para debater dois temas até então negligenciados: degradação ambien- tal e desenvolvimento sustentável. Bem, essa introdução era necessária para en-

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=