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68 Março 2025 | AutoData AGÊNCIA AUTODATA » NEGÓCIOS Scania loca 100 caminhões a gás para produtora de biometano FPT fornece motor a gás para ônibus Agrale GM contrata caminhões a gás do Grupo Sada USP inicia testes com hidrogênio de etanol A Gás Verde, maior produtora de biometano da América Latina, assinou contrato de locação de cem caminhões a gás da Scania. Os cavalos mecânicos GH 460 6×2, com 650 quilômetros de autonomia, serão usados para atender operadores logísticos que buscam opções para descarbonizar suas emissões de CO2. A empresa ofertará aos clientes um pacote completo de operação com biometano, que tem as mesmas características do gás natural fóssil mas é renovável e neutro em emissões. A Gás Verde é responsável pela manutenção dos veículos e pelos pontos de abastecimento. A expectativa é chegar a 2028 com frota de 2 mil caminhões movidos a biometano para locação. A FPT fechou contrato com a Agrale, de Caxias do Sul, RS, para fornecer seu motor movido a gás natural ou biometano N60 CNG, de 200 cv, para equipar o chassi de ônibus MA 11.0 GNV. Segundo a FPT a opção pelo gás reduz em 40% a 50% os custos operacionais em comparação ao diesel, com o mesmo desempenho, além de emitir até 10% menos CO2 e 90% menos NOx com uso de gás natural fóssil. Com biometano o lançamento de CO2 na atmosfera é ainda mais reduzido, em até 95%. Outra vantagem é a redução da poluição sonora, pois o motor a gás é mais silencioso, o que o torna ideal para aplicações urbanas noturnas. A General Motors formalizou parceria com o Grupo Sada para que o trajeto dos veículos produzidos na fábrica de São Caetano do Sul, SP, até a sede da transportadora, em São Bernardo do Campo, SP, seja feito por meio de caminhões movidos a gás natural ou biometano. O projeto é o primeiro passo da montadora para reduzir as emissões em suas operações no País. Somente neste percurso a perspectiva é que deixem de ser enviadas à atmosfera 108 toneladas de CO2 por ano. A montadora também contratou a JSL e a Ceva Logistics para o transporte de peças de fábricas para as concessionárias em caminhões elétricos e a gás. A USP iniciou o testes com veículos elétricos equipados com células de combustível alimentadas com hidrogênio renovável extraído por reforma do etanol. É a primeira estação experimental do mundo dedicada a este processo, localizada na Cidade Universitária de São Paulo. Conduzido pelo RCGI, Centro de Pesquisa e Inovação em Gases de Efeito Estufa, o projeto recebeu investimento de R$ 50 milhões e a colaboração de empresas e instituições como Shell, Raízen, Hytron – agora parte do Grupo Neuman & Esser –, Senai CETIQT e a própria USP por meio do RCGI. A planta-piloto tem capacidade para produzir 100 kg de hidrogênio por dia, volume que será utilizado para abastecer três ônibus urbanos Marcopolo da EMTU, que rodam na USP, e dois automóveis, um Toyota Mirai e um Hyundai Nexo, que foram cedidos para os testes. Divulgação/Scania Divulgação/XXXXXXXXXXXXXXXX

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