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56 Março 2025 | AutoData ENTIDADE » SUCESSÃO segundo declarou em comunicado: “Essa mudança representa um avanço fundamental na governança da Anfavea. A decisão de nomear um presidente executivo de mercado reforça nosso compromisso com a profissionalização e modernização da entidade, fortalecendo nossa representatividade e aprimorando o diálogo com os diferentes interlocutores do setor automotivo e do governo”. Por décadas a Anfavea manteve a tradição de eleger para sua liderança um presidente ou vice-presidente ou mesmo um diretor de relações institucionais de uma de suas associadas. Até 2019 havia um rodízio que intercalava na presidência representantes das maiores montadoras associadas: General Motors, Volkswagen, Ford, Mercedes-Benz e Fiat/Stellantis. Quando terminava o mandato do presidente, sempre era o primeiro vice-presidente, sempre da empresa que estava nessa fila de sucessão, que assumia a entidade nos três anos seguintes. Isto mudou com a escolha de Luiz Carlos de Moraes, da Mercedes-Benz, presidente de 2019 a 2022, que pulou a vez de Rogelio Golfarb, da Ford, na sucessão de Antônio Megale, da Volkswagen – porque não foi aceito por novos associados que Golfarb ocupasse a presidência uma segunda vez, pois ele era o primeiro vice- -presidente mas tinha sido o presidente de 2004 a 2007. A providência evitou o constrangimento de ter à frente da Anfavea o representante de um importador de veículos, o que se tornou a Ford após fechar todas as atividades industriais no País, em 2021, mas permanecendo associada à Anfavea. A sucessão voltou a andar mais próxima da tradição com a escolha de Márcio de Lima Leite para a presidência, em 2022. Ele não era o primeiro vice-presidente, mas representava a empresa da vez, a Stellantis, da qual é vice-presidente jurídico e de relações institucionais na América do Sul. Na época a vice-presidência da entidade era ocupada por Fabrício Biondo, que ingressara no cargo como representante da PSA e das chamadas montadoras newcomers, que nunca tinham liderado a Anfavea. Após a fusão da PSA com a FCA que criou o Grupo Stellantis, em 2021, Biondo foi nomeado vice-presidente de comunicação da empresa na América do Sul e passou o lugar a Lima Leite, a quem coube acabar de vez com essa fila. Márcio de Lima Leite à frente dos quadros dos presidentes da Anfavea: fim do rodízio sucessório de representantes de montadoras.

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