41 AutoData | Março 2025 Decalque no vidro traseiro revela as silhuetas de Fusca, Gol e Tera: simbologia mostra que a VW considera o novo SUV um sucessor de seus modelos ícones de vendas no Brasil. dos dezesseis programados no plano de investimento de R$ 16 bilhões até 2028 – o Tera expressa grande poder de mercado e chegará com a elevada pretensão de ser um ícone da marca no País, como foram os campeões de vendas Fusca e Gol. Esta expectativa, ainda que não tão falada abertamente pelos executivos da empresa, está explícita em um pequeno decalque fixado no vidro traseiro do SUV, bem próximo da base do limpador: ali estão tatuadas as silhuetas de Fusca, Gol e... Tera. Talvez seja pretensão elevada demais tendo em vista que, segundo a própria Volkswagen, os preços das versões do Tera ficarão situados a meio caminho de Polo e Nivus, o que significa pensar em faixa de R$ 100 mil a R$ 140 mil levando em conta a tabela atual dos dois modelos. Ainda que seja um SUV de entrada e que a empresa prometa “preços competitivos”, pelos valores estimados esta “entrada” fica mais no alto e será difícil fazer o modelo vender tanto quanto o foram Fusca ou Gol, ou mesmo quanto o modelo mais barato da marca atualmente, o Polo Track, hoje vendido a R$ 93 mil. Ainda assim o Tera tem potencial para agregar volume suficiente para consolidar e melhorar a posição da Volkswagen no mercado, atualmente na segunda posição do ranking das marcas mais vendidas, com participação de 16,1% em 2024, quase 5 pontos porcentuais atrás da líder Fiat. Por suas dimensões, com entre-eixos estimado em 2m60, o Tera deverá competir frontalmente com Fiat Pulse e Renault Kardian, modelos situados na categoria de SUV compacto de entrada que até o momento não têm desempenho de mercado dos mais relevantes, ambos situados atrás de produtos mais caros como VW T-Cross – o SUV mais vendido do País em 2024 –, Chevrolet Tracker e Hyundai Creta. O Pulse foi o vigésimo- -terceiro carro mais vendido do País em 2024, 39 mil unidades e queda de 14,6% sobre 2023, enquanto o Kardian, lançado em março do ano passado, vendeu 24,4 mil unidades. DESENVOLVIMENTO BRASILEIRO Assim como o Nivus o Tera foi desenvolvido pelas equipes de design e engenharia da Volkswagen no Brasil. Em comum ambos são construídos sobre a mesma plataforma MQB-A0, que serve de base para quase toda a linha de produtos da marca no País, incluindo também T- -Cross, Polo e Virtus. Assim o novo SUV também deve ter características comuns à plataforma, como o motor turboflex 1.0 de 116 cv e câmbio automático Aisin de seis marchas – o modelo apresentado no Sambódromo tinha este powertrain e ainda não se sabe se a Volkswagen oferecerá versões com transmissão manual e motor aspirado. O Tera começa a ser produzido da fábrica da Volkswagen em Taubaté, SP, que atualmente produz apenas o Polo Track. O novo carro trouxe investimentos à planta, o que deverá elevar bastante sua produtividade com mais um produto de alto volume em linha. O carro também tem ambições globais que poderão elevar seu volume de produção. Segundo a Volkswagen, a partir do fim de 2025 e começo de 2026, o Tera será vendido em mais de 25 países, abrangendo América Latina, como Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai e México, e também mercados no continente africano. PORMENORES NOTADOS Os traços do Tera foram desenhados pela equipe de José Carlos Pavone, chefe
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