419-2025-03

30 Março 2025 | AutoData COMBUSTÍVEIS » VEÍCULOS PESADOS meio ambiente em combustível, evitando ainda a emissão de metano na atmosfera, que tem efeito estufa dez vezes maior do que o CO2. Outra fonte de biogás é o chamado “pré-sal caipira”, por meio do aproveitamento de dejetos da agropecuária em geral, como a criação de porcos. A maior barreira para a adoção em maior escala de gás natural e de biometano é a infraestrutura de distribuição ainda insuficiente, além do preço. As cotações internacionais aumentaram muito devido ao conflito da Ucrânia com a Rússia, chegando a US$ 2,61 por MMBtu, milhão de unidades térmicas britânicas, mas já apresentam tendência de queda, descendo a US$ 2,30/MMBtu este ano. No Brasil, contudo, o preço do gás natural permanece seis vezes mais caro: US$ 12,50/MMBtu. >> ELÉTRICOS E HÍBRIDOS PLUG-IN – Teoricamente a adoção em massa de veículos elétricos no Brasil faz todo o sentido, pois o País tem matriz energética limpa, com quase 90% da eletricidade gerada a partir de fontes renováveis em usinas hidrelétricas, eólicas e solares. Com isto as emissões de CO2 seriam mínimas se medidas pelo conceito poço à roda. Seria um quadro muito favorável mas veículos elétricos comerciais terão muitas dificuldades para aumentar a penetração no Brasil, apesar de já serem oferecidos por quase todos os fabricantes no País, inclusive com produção local de caminhões e ônibus elétricos e híbridos. O eixo Opções de caminhões elétricos no Brasil: Volvo e Scania em testes e o VW e-Delivery nacional em irônica operação de abastecimento de combustível fóssil em aeroporto. elétrico e-Sys de 200 cv, desenvolvido no Brasil pela Suspensys, da Randoncorp, está em testes e pode ser uma solução mais viável de tração auxiliar elétrica para equipar carretas e cavalos mecânicos, com a função de economizar combustível. Mas existem enormes barreiras, antagonizando com a maioria das condicionantes para adoção desta alternativa: baixo domínio tecnológico e produtivo dos fabricantes e de seus fornecedores locais, alto custo de aquisição dos veículos, de Divulgação/Fenatran e VWCO

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=