27 AutoData | Março 2025 são bastante antagônicas ao momento de crise econômica que a região vive. Briganti avalia que “assim como nos Estados Unidos as entidades europeias ligadas ao transporte têm pressionado o Parlamento Europeu para extensão de prazos e parece muito provável que conseguirão”. A China é no momento o país mais bem estruturado para introdução de veículos híbridos e elétricos. Tem tecnologia avançada, domina a produção de baterias e tem infraestrutura instalada. Por outro lado tem matriz energética baseada principalmente no carvão, o que é uma desvantagem na medição da pegada de carbono do poço à roda, que leva em consideração as emissões desde a produção do combustível e de sua distribuição até o uso no veículo. Assim os modelos elétricos chineses podem até não emitir CO2 mas as usinas que geram eletricidade para abastecê-los emitem muito, em volumes recordes nos últimos anos. ALTERNATIVAS PARA O BRASIL “O Brasil precisa não necessariamente de incentivos governamentais para introdução de alternativas ao diesel fóssil mas, principalmente, de uma estratégia alinhada com a infraestrutura necessária para novas tecnologias”, indica Briganti. Ele endossa que, além de desenvolver tecnologia, o País precisa ser competitivo globalmente, daí a importância de um plano claro neste tema. O estudo da PSR lista os prós e contras das alternativas de baixo carbono disponíveis no País para impulsionar veículos comerciais pesados: “O Brasil é seguramente o país que tem as melhores alternativas para transição enérgica, quer para aplicação local ou exportação. Ainda assim o diesel seguramente será a melhor opção, inclusive por muitos anos além das nossas projeções que vão até 2032.” O diesel não é um produto fácil de ser substituído, pois apesar de suas emissões tóxicas de particulados e NOx, que o Proconve P8 obrigou que fossem reduzidas a um mínimo, segue sendo um combustível mais barato do que todas as outras possibilidades de substituição, além de ter rede de distribuição já estabelecida e excelente densidade energética, que permite rodar centenas de quilômetros com um tanque. >> MAIS EFICIÊNCIA – O ciclo diesel já é o mais eficiente dos motores a combustão e, antes mesmo de pensar em substituir Motor Cummins Helm: proposta multicombustível opera com diesel, gás ou hidrogênio com a troca de cabeçote. Divulgação/Fenatran
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