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26 Março 2025 | AutoData COMBUSTÍVEIS » VEÍCULOS PESADOS Propulsão dos veículos comerciais pesados Diesel* | Gasolina | Gás Natural | Elétrico | Célula de Combustível *Inclui biodiesel e HVO compensar custos e o muito importante custo operacional dos transportadores, pois sem viabilidade econômica nada vai adiante. Mas o fator preponderante sobre todos os outros é a legislação, que impõe caminhos. “A legislação é o maior direcionador de mudanças tecnológicas”, sublinha Briganti. “No Brasil temos várias regulamentações entrando em vigor até 2030. As que mais afetarão o uso do diesel fóssil são aquelas que tratam de emissões tóxicas e eficiência energética.” O consultor observa que o Brasil ainda não definiu as metas de eficiência energética do Mover, Programa Mobilidade Verde e Inovação, o que contribuirá para reduzir as emissões de CO2, mas o Proconve, Programa de Controle de Emissões Veiculares, já avançou bastante para limitar as emissões tóxicas de particulados e NOx de veículos pesados a diesel. A oitava fase da legislação, a P8, entrou em vigor no início de 2023 e obrigou os fabricantes a adotar motores Euro 6, ficando em linha com os níveis de emissões de poluentes permitidos na Europa. Olhando para o quadro regulatório adotado em alguns dos países maiores emissores do CO2 do mundo nota-se que tanto no Brasil como na União Europeia, nos Estados Unidos, na China, Índia e no Japão, não estão previstas grandes evoluções nas legislações de emissões, que parecem ter chegado a um certo limite de viabilidade técnica e econômica, difícil de ir muito além do que já está em vigor hoje. Estados Unidos e União Europeia estão mais avançados na severidade e nos prazos de aperto das legislações, mas há dificuldades, realinhamentos e retrocessos. O governo Trump, por exemplo, tem direção política de reduzir requisitos e dilatar prazos para introdução de novas fases da legislação de emissões. Tem a seu favor todas as entidades ligadas ao transporte rodoviário de longa distância, ao transporte urbano e a maioria da população, que não quer aumentos de custos que geram inflação. A União Europeia ainda mantém suas metas, porém vem sofrendo dificuldades tecnológicas, de falta de infraestrutura de recarga para veículos elétricos e de alto custo operacional da eletrificação, que Fonte: Power Systems Research

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