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97 AutoData | Fevereiro 2025 País, que teve o maior crescimento de vendas, de 36,6%, dentre os vinte veículos mais vendidos do ano. VW CRESCE, GM CAI As outras duas integrantes do pódio do mercado brasileiro de veículos leves tiveram desempenhos opostos: a Volkswagen manteve sua segunda colocação, capturada da GM em 2023, com o maior crescimento de vendas das três grandes, enquanto a concorrente, com a marca Chevrolet, foi das poucas a registar queda, mas se sustentou na terceira colocação. As vendas da Volkswagen avançaram 16% sobre 2023, sendo a única a emplacar pouco mais de 400 mil carros, o segundo maior volume da fabricante nos últimos dez anos, só abaixo dos 411 mil de 2019. O resultado rendeu pequeno ganho de 0,3 ponto em sua participação de mercado, que fechou 2024 em 16,1%. Com este desempenho, pelo segundo ano consecutivo, o Brasil continuou sendo o terceiro maior mercado da marca no mundo, atrás de China e Alemanha. As vendas diretas também tiveram papel fundamental no resultado da Volkswagen em 2024, com participação de 61,7% nas vendas. O Polo – principalmente a versão de entrada Track – foi o hatch mais vendido e o segundo veículo mais vendido no País, reduzindo a distância da Fiat Strada para apenas 4,5 mil unidades, e assim puxou o desempenho da empresa com 140,2 mil vendas, crescimento expressivo de 26% sobre 2023 graças ao aumento das suas vendas diretas, que lideraram esta modalidade em 2024 com 68% de suas vendas por este canal. Também fez bem à Volkswagen a renovação do T-Cross, o primeiro dos dezesseis lançamentos prometidos pela fabricante até 2038, dentro do pacote de investimento de R$ 16 bilhões. O T-Cross foi o SUV mais vendido do País, terminando 2024 na sexta colocação geral, com crescimento das vendas de 15,5%. Além destes dois modelos a Volkswagen colocou outros dois na lista dos vinte mais vendidos de 2024, com destaque para o desempenho da picape Saveiro, que subiu seis posições no ranking e terminou o ano na décima-terceira posição, com crescimento nas vendas de 22,3%, o terceiro maior porcentual da lista. Já o SUV-cupê Nivus caiu um andar, para o décimo-quarto, com crescimento menor de 7,3%, devido principalmente à renovação do modelo ocorrida só no último trimestre. As perspectivas são boas: com o lançamento de mais um SUV de entrada em 2025, o compacto Tera, a fabricante pode ter um ano ainda melhor. Já a GM, sem lançamentos relevantes por ora, evitou vendas de baixa rentabiPolo, segundo veículo mais vendido de 2024, garante segunda posição à Volkswagen Divulgação/VW

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