418-2025-02

95 AutoData | Fevereiro 2025 ram porcentuais acima deste: Volkswagen, Honda, Nissan e BYD. Destas dez seis perderam participação de mercado e quatro ganharam. Com estas variações as três maiores fabricantes do País – pela ordem Fiat, Volkswagen e General Motors – reduziram seu domínio do mercado brasileiro de 52,7% em 2023 para 49,8% em 2024, mas conseguiram se sustentar no pódio do ranking de vendas. Daí para baixo tudo mudou. A Hyundai subiu à quarta colocação, ultrapassando a Toyota, que desceu à quinta. A Renault escalou um degrau, foi para o sexto, trocando de lugar com a Jeep, que baixou para o sétimo. Também trocaram posições Honda e Nissan, agora respectivamente em oitavo e nono no ranking. E o décimo posto tem uma nova integrante, a BYD, que galgou cinco posições de um ano para outro, vendendo somente carros eletrificados importados da China, e empurrou para fora da lista das dez mais vendidas marcas com produção nacional como Caoa Chery, Ram, Peugeot, Citroën e Mitsubishi. SÓ SUVS E PICAPES AVANÇAM Dentre os vinte veículos mais vendidos de 2024 cinco registraram quedas de volumes com relação a 2023, oito observaram crescimento abaixo da média de 14% e apenas sete avançaram mais do que isto – dentre estes estão duas picapes e quatro SUVs, representando os dois segmentos que mais cresceram em 2024. Dos quatro maiores segmentos de veículos leves do mercado brasileiro, em 2024, SUVs e picapes cresceram acima da média e seguiram ganhando participação de mercado, enquanto hatches e sedãs continuaram a encolher suas fatias com avanços abaixo da média geral. A maior porção segue sendo dominada pelos SUVs, com 939,3 mil emplacamentos em 2024 e crescimento de 20%, 6 pontos acima da média, o que garantiu aumento de 1,9 ponto porcentual na participação de mercado, para 37,8%, com liderança do VW T-Cross, seguido por Chevrolet Tracker e Hyundai Creta. O segmento de hatches, embora tenha perdido quase 1 ponto de participação, que baixou para 27,5% em 2024, ainda ocupa segunda maior porção do mercado, com crescimento de 10,1% no ano passado, somando 682,1 mil vendas, embaladas por modelos como VW Polo, Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e Fiat Argo, que ocuparam as quatro primeiras posições no segmento de carros de passeio mais vendidos do ano passado. SUVs aumentam domínio em 2024 Participação e unidades vendidas por segmento 37,8% SUV | 939 279 Hatch | 682 095 27,5% Picape | 474 668 19,1% Sedã | 295 827 11,9% Outros | 92 871 3,7%

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=