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94 Fevereiro 2025 | AutoData MERCADO » VEÍCULOS LEVES Em 2024 foi consolidada a recuperação do mercado brasileiro de veículos leves, após dois anos de oferta reduzida, em 2021 e 2022, por falta de componentes eletrônicos que paralisou linhas de produção, e de 2023 com queda de demanda que foi parcialmente compensada pelo programa de descontos patrocinado pelo governo federal. Já no ano passado oferta e demanda flutuaram em níveis mais normais. Com pleno emprego, aumento de renda e crédito disponível as vendas surpreenderam e cresceram 14%, bastante acima das projeções iniciais, fechando doze meses com quase 2,5 milhões de automóveis e comerciais leves emplacados. Por Pedro Kutney Mais perdedores do que vencedores Normalização do mercado provoca mudanças na lista de marcas e veículos mais vendidos, com crescimento concentrado em vendas diretas, produtos mais baratos e modelos importados chineses Com Strada à frente Fiat lidera vendas pelo quarto ano consecutivo Mas desta vez boa parte do crescimento ficou concentrado nos modelos nacionais mais baratos, nas vendas diretas e nos carros híbridos e elétricos importados da China por BYD e GWM, provocando muitas subidas e descidas nas listas de marcas e de veículos mais vendidos, que tiveram mais perdedores do que vencedores. Das dez marcas mais vendidas de veículos leves, que representaram 87% das vendas no Brasil em 2024, duas, GM/Chevrolet e Jeep, foram as únicas duas que anotaram quedas de volumes com relação a 2023. Outras quatro, Fiat, Hyundai, Toyota e Renault, tiveram crescimentos abaixo da média de expansão do mercado, de 14%. Apenas quatro fabricantes registraDivulgação/Fiat

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