81 AutoData | Fevereiro 2025 General Motors, particularmente com a imprensa e com os concessionários. ACORDO PELO CRESCIMENTO Rick chegou no meio de 1991 como presidente depois de passagem por aqui de cinco anos como diretor tesoureiro e diretor financeiro. Rapidamente tornou- -se amigo da diretoria da Abrac, Assis Augusto Pires e Mauri Missaglia à frente. Mais do que isto: tornaram-se cúmplices. Rick expôs aos amigos um grande plano de expansão dos negócios por aqui, plano para quatro, cinco anos. O plano foi descrito numa toalha de linho de mesa de hotel onde General Motors e diretoria da Abrac e concessionários Chevrolet comemoravam o fim do ano. Aconteceu no fim da festa, pouca gente presente. Segundo Missaglia, Rick disse algo assim: “Não há tanto dinheiro para fazer tudo. Mas se os concessionários entrarem como partners e como entusiastas e conseguirmos convencer os fornecedores de que uma nova época, e boa, pode estar aí bem na nossa frente, talvez tenhamos a possibilidade de entrar no mundo globalizado. Abrimos, todos, mão de algum dinheiro e aplicamos na ideia do crescimento”. Rick Wagoner Mark Hogan Pois, naqueles anos, na indústria de veículos, você não encontrava gente indiferente a veículos: para 98% dos profissionais trabalhar naquele ramo fora uma escolha específica e particular – só perdia diante da indústria aeronáutica, ainda incipiente por aqui. Era, então, a automobilística, a indústria que gerava liberdade individual de se movimentar e de viajar e de conhecer os lugares e de... E de fazer as máquinas se mexerem. Era uma mão na roda para jornalistas que cobriam produto, o pessoal de Quatro Rodas, Autoesporte, MotorShow, Oficina Mecânica, mas, algumas vezes, uma baita encrenca para quem cobria economia e negócios. Foi preciso ensinar aos executivos que economia e negócios também faziam parte – e grande parte – do seu cardápio profissional. Sánchez foi para a Saturn e chegou Clifford Vaughn, com quem estive algumas poucas vezes. Depois veio Bob Stone, este sim ponto fora da curva: gostava mais de golfe do que de carros ou da indústria de veículos. É antológico bate- -boca seu com Alcides Bracher Sheiba Ribas, diretor de qualidade da companhia. Durou pouco e abriu as portas para Rick Wagoner e na sequência para Mark Hogan, os promotores de verdadeiro período de ouro das relações públicas da
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