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75 AutoData | Fevereiro 2025 incluindo o mais icônico dos Chevrolet já vendidos no País, o Opala. No início dos anos 1950, aproveitando os primeiros incentivos do governo para instalar a indústria automotiva no País, foi elaborado o plano de investir em mais uma fábrica no Estado, inaugurada em 1959 em São José dos Campos, SP, que nos anos seguintes também passou por inúmeras ampliações e investimentos, com a instalação de linhas de motores, transmissões, caminhões e picapes, além de alguns dos carros mais vendidos do mercado brasileiro, como o Chevette e seus derivados, a partir de 1973, e da família Corsa, em 1994. A picape S10 e o SUV Blazer, depois Trailblazer, até hoje produzidos na planta, também puxaram investimentos multimilionários. A ERA DOS BILHÕES A partir de 1995, com a intituição do Regime Automotivo, começou a era dos anúncios oficiais de investimentos multibipalatáveis aos consumidores locais, que garantem grandes volumes de produção e a longa existência da companhia. E segue sendo assim, com mais recursos que serão aportados para garantir o futuro da subsidiária brasileira nos próximos anos. Nas primeiras sete décadas a GM não divulgou quais foram os valores investidos no País, mas foram alguns milhões de dólares aportados desde os primeiros anos, a começar pela decisão, tomada apenas dois anos após a constituição da empresa no Brasil, de construir uma fábrica própria, inaugurada em 1930, em São Caetano do Sul, SP, justamente porque a operação se mostrou lucrativa desde o princípio, mas para que assim fosse era necessário investir na produção local, não só para reduzir custos mas, também, para moldar os produtos às necessidades e aos gostos dos consumidores. Após contínuas ampliações em São Caetano a GM investiu no desenvolvimento e na produção de dezenas de modelos, 1995-1998 US$ 2 bilhões 2004-2006 US$ 740 milhões 2007-2008 US$ 500 milhões 2009-2012 US$ 2 bilhões 2012-2016 R$ 5 bilhões 2014-2019 R$ 13 bilhões 2020-2024 R$ 10 bilhões 2024-2028 R$ 7 bilhões Ciclos de investimentos no Brasil – Aportes divulgados pela GM Primeiro grande investimento: a construção da fábrica de São Caetano, em 1929, e o anúncio de uma das maiores ampliações da planta, em 2018, com aporte de R$ 1,2 bilhão.

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