61 AutoData | Fevereiro 2025 Por muitos anos a fábrica de São José concentrou a produção de motores, caminhões e picapes da GM no Brasil, isto até 1973, ano em que começou a ser fabricado ali o Chevette, após a ampliação em 50% da área construída e instalação de estamparia e linha de montagem totalmente novas. O sucesso de vendas da nova picape C-10, lançada em 1985, trouxe a expansão de 70% da capacidade instalada da unidade de veículos comerciais e, em 1988, a área de solda de cabines foi a primeira da companhia no País a usar robôs. Depois, a partir de 1989, foi produzido ali por quase dez anos o Kadett, e o Corsa chegou em 1994. Com o fim da produção de caminhões, em 1995, e do Corsa, em 2013, a fábrica permaneceu fazendo motores, transmissões e veículos montados sobre chassis, caso da picape média S10, que é produzida ali há várias gerações desde 1995, e de seu derivado SUV Trailblazer. A unidade de São José dos Campos é hoje composta por seis linhas de produção e chama a atenção o nível de 85% de automação do complexo industrial, com vistas a atingir a meta de 95% em 2026. Recentemente a planta passou por revitalização que atualizou células da funilaria – que substituíram processos manuais por robôs – e ampliou a capacidade de produzir componentes de aço estampado. A GM considera a produção da nova geração da S10, no ano passado, como divisor de águas de uma nova fase da unidade, lembra Mesa: “Um dos pilares do nosso trabalho é sempre perguntar o que podemos fazer para melhorar nossos processos. E São José vem conhecendo de perto esse aprimoramento”. FÁBRICA DO SÉCULO 21 Com capacidades de produção esgotadas no Brasil e embalada por uma nova onda de estímulos governamentais para expandir a indústria automotiva no País, após a instalação dos incentivos do Regime Automotivo, de 1995, a GM traçou um novo plano de expansão, adotado a partir de 1996 com investimento programado de US$ 1,2 bilhão para a construção de quatro novas unidades industriais no País, como a planta de partes estampadas e soldadas de Mogi das Cruzes, que começou a operar em 1999 e uma linha no Nordeste O presidente Juscelino Kubitschek observa o bloco de motor produzido em São José dos Campos, na inauguração da fábrica, em 1959: primeiro projeto de industrialização da GM apresentado ao GEIA.
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