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60 Fevereiro 2025 | AutoData prensa, a mais rápida da fabricante nas Américas, com capacidade para estampar até 30 mil peças por dia – o dobro da geração anterior e com consumo de metade da energia elétrica –, além 274 novos robôs, um scanner que monitora os processos da carroceria e carrinhos autônomos para transportar peças. A SEGUNDA FÁBRICA Com presença industrial já consolidada no Brasil, no início dos anos 1950, no embalo dos primeiros incentivos governamentais para estimular a instalação da indústria automotiva no Brasil, a GM foi a primeira empresa estrangeira a apresentar um projeto de nacionalização de caminhões e utilitários com motor de seis cilindros a gasolina. O plano foi apresentado em 1953 mas aprovado somente no fim de 1956 pelo Geia, Grupo Executivo da Indústria Automobilística, criado no governo de Juscelino Kubitschek. A proposta era construir uma nova unidade no País com estamparia, fundição e produção de motores, e a projeção de produzir 50 mil veículos já em 1959 com 81,5% de nacionalização em valor e 90% em peso. Assim a GM começou a construir sua segunda fábrica brasileira, em São José dos Campos, inaugurada em março de 1959 com a presença do próprio presidente Kubitscheck. Localizada estrategicamente às margens da Rodovia Presidente Dutra, no Vale do Paraíba, importante polo industrial e de consumo do País e corredor fundamental que liga os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, a rigor a planta começou suas operações no ano anterior, com a fabricação dos primeiros motores e caminhões nacionais. A prioridade era fabricar caminhões de médio porte Chevrolet HD-6.503 e o leve 3.104. Em seguida foi a vez do lançamento da picape 3.100, que recebeu o curioso apelido de Marta Rocha, em alusão à composição de saia e blusa em branco e azul, a cor dos olhos da Miss Brasil de 1954, mesmas cores da pintura do veículo. SÃO CAETANO DO SUL, SP Inauguração: 1930 Produtos: Spin, Montana, Tracker Capacidade anual: 250 mil veículos Área: 432 mil m2 SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, SP Inauguração: 1959 Produtos: S10, Trailblazer, motores, transmissões Capacidade anual: 60 mil veículos Área: 2,7 milhões m2 | 500 mil m2 construídos MOGI DAS CRUZES, SP Inauguração: 1999 Produtos: peças estampadas e conjuntos soldados Capacidade anual: 11 milhões de peças estampadas Área: 426 mil m2 GRAVATAÍ, RS Inauguração: 2000 Produtos: Onix e Onix Plus Capacidade anual: 330 mil veículos Área: 1,3 milhão m2 | 290 mil m2 construídos JOINVILLE, SC Inauguração: 2013 Produtos: motores 1.0 e 1.2 aspirados e turbinados Capacidade anual: 410 mil motores Área: 200 mil m2 construídos Fábricas da GM Brasil GM BRASIL 100 ANOS » AS FÁBRICAS

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