53 AutoData | Fevereiro 2025 mais de cinco meses a linha de produção de Gravataí, onde o modelo é fabricado. Com isto cedeu a liderança para a picape Fiat Strada, que aparece imbatível no posto de modelo mais vendido desde 2021. Após a normalização da produção, a partir de 2022, o Onix voltou a ganhar tração mas já não foi mais o mesmo, pois muitos de seus consumidores migraram para SUVs e picapes. Ainda assim em 2024 o hatch foi o terceiro veículo mais vendido do Brasil, com 97,5 mil unidades emplacadas, o que representou queda de 4,4% sobre 2023 – não por acaso quase o mesmo porcentual de queda das venda da GM no ano passado. NOVOS RUMOS O centenário da GM no Brasil – não dá para ser diferente – motivou a pensar em séries especiais de modelos como Onix, Tracker e S10 para comemorar a data. Eles podem ajudar a reverter o quadro de queda de 4% registrado no ano passado em comparação a 2023. Hoje a GM ocupa a terceira posição no ranking, atrás de Fiat e Volkswagen. O momento atual também está forçando a empresa a rever conceitos. Até dois anos atrás a empresa batia o pé ao garantir que não tinha planos de vender carros híbridos globalmente, pularia essa etapa diretamente para os 100% elétricos. Mas, mais uma vez, a GM conseguiu adaptar seus planos de forma autônoma no mercado brasileiro para não perder a relevância conquistada ao longo de um século. As vendas crescentes de híbridos em combinação com a solução brasileira do etanol, aliada à pressão exercida pela rede de concessionários, convenceram a GM a mudar de rota – ao menos no Brasil – ao anunciar, no início de 2024, que pretende, sim, produzir e ofertar ao consumidor brasileiro modelos híbridos flex, além dos elétricos que, por enquanto, chegam importados dos Estados Unidos e, em breve, também da China. Mais uma vez a GM mostrou que aprendeu a lidar com o mercado brasileiro e pretende continuar nele com um de seus maiores protagonistas. Três gerações de um campeão de vendas: o Onix lançado em 2012 foi o carro mais vendido do País de 2015 a 2020. o espelhamento de smartphones na tela da central multimídia no painel do carro. O Onix e a GM perderam a liderança do mercado brasileiro em 2021 não exatamente porque o carro deixou de vender bem, mas devido à falta de componentes eletrônicos no período pós-pandemia de covid, que obrigou a GM a paralisar por
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