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50 Fevereiro 2025 | AutoData O Opala se tornou o carro médio mais vendido e logo na sua estreia no mercado fez a produção da GM saltar da média de 15 mil para 25 mil veículos por ano, e a participação da empresa nas vendas totais mais que dobrou de 7% para 16,8%, ao fim de 1970. Em 1972 o modelo foi o segundo mais vendido do País, só atrás do VW Fusca. No total quase 1 milhão de unidades do Opala foram fabricadas em diversas versões por 24 anos, até 1992. PRIMEIRO COMPACTO E EXPANSÃO Terminado o reinado do Fusca, a Chevrolet viveu seu momento de glória no já acirrado mercado brasileiro. Lançado em 1973, o Chevette, seu primeiro carro compacto aqui, alcançou a ponta da tabela dez anos depois do lançamento. A chegada do modelo, baseado no europeu Opel Kadett, elevou a produção nacional da fabricante a um novo patamar, chegando a 182 mil unidades em 1974. O sucesso do Chevette está ligado à lacuna que ele preencheu no cenário brasileiro: a de compactos modernos e acessíveis. Alguns itens chamavam atenção, como câmbio de quatro marchas sincronizadas com alavanca no piso, sistema de freios com duplo circuito e estrutura deformável, que aumentava a segurança dos passageiros em caso de colisão. O ótimo desempenho do Chevette pavimentou o caminho para outro representante da Chevrolet se consagrar como o modelo mais vendido do País: o Monza, primeiro carro mundial da GM produzido no Brasil. O lançamento, em 1982, consagrou mais uma estratégia positiva da companhia. Mesmo em um cenário econômico desfavorável o Monza preencheu o espaço que havia do Chevette para o Opala e assim permitiu que a Chevrolet marcasse presença em todas as faixas do mercado. Além disto o automóvel era moderno e requintado para os padrões da época e não demorou para seduzir o consumidor brasileiro a ponto de conquistar o tricampeonato de vendas de 1984 a 1986, compensando em parte os maus resultados da chamada década perdida. REDE CRESCE JUNTO Os bons ventos que sopravam a favor da General Motors do Brasil tinham um importante aliado. A rede de concessionárias Chevrolet encontrava-se em expansão e a meta da empresa era penetrar em todos os cantos do País, principalmente onde a concorrência avançava de forma ameaçadora. Em 1977 foi fundada a Abrac, Associação Brasileira de Concessionárias Chevrolet, que hoje conta com cerca de seiscentas lojas na rede de vendas e serviços, subdivididas em catorze regiões com cobertura nacional. Nos últimos anos a rede tem o desafio de fazer frente aos novos tempos. A digitalização dos processos e a qualifiLançamento do Chevette, em 1973: primeiro Chevrolet compacto veio competir com o VW Fusca de olho no público mais jovem. Chevrolet Monza chegou em 1982: primeiro carro mundial da GM produzido no Brasil e outros países com nove marcas diferentes do grupo. GM BRASIL 100 ANOS » O MERCADO

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