44 Fevereiro 2025 | AutoData GM BRASIL 100 ANOS » A ENGENHARIA Após passar por momento de encolhimento devido às crises que reduziram a produção no País em anos recentes em 2021 a empresa voltou a expandir a estrutura do departamento de engenharia, permitindo ampliar o leque de serviços. Na ocasião 250 profissionais foram contratados para as áreas de projetos de carroceria e estrutura, exterior, interior, chassis, motor, transmissão, eletrônica, controladores, software e simulação virtual. Hoje a GM do Brasil tem equipe de 850 engenheiros que trabalha no desenvolvimento de produtos. PRONTA PARA A ELETRIFICAÇÃO Ao longo de sua trajetória no Brasil a GM nunca parou de se atualizar, investindo em laboratórios, equipamentos, suporte de hardware e software de desenvolvimento eletrônico e realidade virtual. O diretor Kremer comemora: “Ganhamos demais em capacidade técnica. O Campo de Provas da Cruz Alta também recebeu muitos aportes em laboratórios e nas pistas de testes e hoje já podemos fazer validações de carros elétricos lá”. Todos os projetos, diz Kremer, representam um desafio para a engenharia da GM no Brasil, que atualmente se vê diante de uma nova realidade: a transição energética automotiva. O diretor afirma que a montadora investiu em laboratórios de propulsão e de emissões para encarar este momento: “Temos conhecimento acumulado para estudar e executar quaisquer tecnologias híbridas ou 100% elétrica. A GM sustenta a visão de liderar a eletrificação mundial”. Neste cenário a companhia precisou recuar um passo pois sua ideia inicial era de produzir somente carros elétricos já a partir de 2035, pulando a etapa dos híbridos. Especialmente no Brasil, que tem a alternativa do etanol como combustível de baixa emissão, a rota 100% elétrica encontra barreiras de custos para prosperar. Assim, no último pacote de investimento, a GM anunciou a produção de dois modelos híbridos flex no País: “Ainda acreditamos que a solução 100% elétrica é a melhor, mas mudamos a forma de enxergar um pouco o negócio para ficar realinhados com as demandas de mercado”. Para Kremer a GM está totalmente pronta para a transição, inclusive no Brasil: “Temos condições de apostar em todas as tecnologias, mas vamos torcer para que a eletrificação deslanche rapidamente. Já estamos preparados”. Desenvolvimento do SUV Tracker em uma das pistas de testes do Campo da Cruz Alta
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