418-2025-02

37 AutoData | Fevereiro 2025 mais compactos, primeiro importados do México, como o Captiva, de 2008 a 2017, e desde então o Equinox, que em dezembro último chegou ao Brasil em sua nova geração. Também foi trazida da fábrica mexicana, de 2014 até 2019, a versão anterior do Tracker, que em 2020 tornou-se o primeiro SUV compacto urbano Chevrolet produzido no Brasil, em São Caetano do Sul, já em uma nova geração projetada sobre a arquitetura GEM, compartilhada com a engenharia da GM na China. No fim de 2023 foi a vez da GM apresentar o resultado de mais um projeto brasileiro sobre a arquitetura GEM, a terceira geração da picape pequena Montana, que cresceu em tamanho e tecnologia para competir com as rivais. Em 2024 a GM relançou a Spin com cara de SUV, mas é o único carro nacional da fabricante que ainda conserva a mecânica antiga com motor 1.8 aspirado de 108 cv. E para fechar o ciclo iniciado em 2019, de renovação total do portfólio Chevrolet no Brasil, também no ano passado a GM lançou a quarta geração da picape S10 e seu derivado SUV Trailblazer, ambos fabricados em São José dos Campos, como uma espécie de ápice da engenharia nacional, segundo relata Elbi Kremer, diretor geral de engenharia e programas de produto da General Motors América do Sul: “A S10 é até agora o nosso filho mais querido, foi totalmente renovada aqui, é o produto mais sofisticado já concebido pela nossa equipe no Brasil”. ELETRIFICAÇÃO AO FUTURO Nos últimos anos a GM também preparou o terreno, no Brasil, para a eletrificação global de seus automóveis. Em 2023 trouxe o elétrico Bolt EUV e no ano passado foi a vez do Blazer EV e do Equinox EV, o primeiro elétrico da marca equipado com dois motores e tração integral eAWD. Mais protagonistas estão a caminho. A GM já revelou que, no ano de seu centenário, lançará cinco modelos e, até 2028, dez eletrificados, dentre eles o Spark EUV, que chega importado da China ainda este ano. Também estão em fase final de desenvolvimento os dois primeiros carros híbridos flex da companhia, que devem incrementar o portfólio nacional da Chevrolet até 2026. Assim o enredo centenário de sucessos promete capítulos ainda mais emocionantes no Brasil. Spark EUV 2025

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=