36 Fevereiro 2025 | AutoData mais participação da engenharia brasileira. Em 2004 foi lançada outra invenção brasileira, a picape pequena Montana derivada do Corsa, que depois derivou do Agile e, em 2023, ganhou vida independente. Em 2005 entrou em produção a terceira e última geração do Vectra produzido no Brasil, que após a chegada do hatch Vectra GT, já em 2007, encerrou de vez o longo ciclo de mais de três décadas de projetos compartilhados com a Opel. VIDA PRÓPRIA A partir de 2005, quando a GM Brasil tornou-se um dos cinco centros mundiais de desenvolvimento da corporação, especializado em projetos de picapes médias e carros mais baratos para mercados emergentes, a linha brasileira da Chevrolet começou a ganhar vida própria, com novos modelos desenvolvidos no País. Fechando o ciclo de renovação total dos produtos Chevrolet no Brasil o primeiro produto da nova safra foi o sedã compacto Prisma produzido em Gravataí, lançado em 2006. O segundo foi o Projeto Viva, que resultou no Agile, um hatch de teto alto produzido na Argentina a partir 2009. Mas os laços com outros centros de desenvolvimento não foram cortados. Desta colaboração nasceu o sedã Cruze, desenvolvido na Coreia do Sul e produzido no Brasil a partir de 2011 – e a segunda geração, de 2016 a 2023 na Argentina. O sedã foi considerado a vitrine tecnológica da Chevrolet do Brasil, em função do sistema de tração integral, do multimídia MyLink, que espelha o smartphone na tela do carro, e do inédito dispositivo de comunicação veicular OnStar. Também em 2011 a GM introduziu no mercado mais um produto projetado no Brasil: o sedã Cobalt, com grande oferta de espaço interior mas com acabamento mais simples e preço mais camarada. Na mesma linha de projetos populares desenvolvidos no País em 2012 foi lançada a minivan Spin, que de uma só tacada substituiu Zafira e Meriva. Barulho, mesmo, foi provocado pelo Onix, lançado em 2012. O compacto produzido em Gravataí alcançou sucesso imediato com oferta de conectividade do MyLink inédita no segmento, tornando-se o carro mais vendido do País a partir de 2015 e, junto com o Prisma, colocando a GM na liderança do mercado brasileiro de 2016 a 2020. Em 2019 foi lançada a terceira geração do Onix e a versão sedã muda o nome de Prisma para Onix Plus, inaugurando uma nova linha de produtos Chevrolet no Brasil, baseada na arquitetura GEM, sigla em inglês de Mercados Emergentes Globais, que envolveu também a adoção de nova família de motores aspirados 1.0 e turbinados 1.0 e 1.2, fabricados desde 2019 em Joinville, SC. ERA DOS SUVS E PICAPES Sem perder de vista as mudanças nas preferências do consumidor brasileiro a GM investiu no lançamento de SUVs Tracker RS 2023 S10 2024 GM BRASIL 100 ANOS » OS PRODUTOS
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