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34 Fevereiro 2025 | AutoData aumentar a eficiência e reduzir o custo do carro de grande volume que seria produzido lá. O projeto Blue Macaw, ou Arara Azul em português, originou o subcompacto Celta, que inaugurou a fábrica de Gravataí. O carro era aguardado com curiosidade pelo mercado pois trazia consigo a promessa de ser um dos mais baratos do Brasil – e foi, mas não sem consequências. Equipado com o mesmo motor 1.0 do Corsa, já evoluído para 60 cv à época, e com 95% de nacionalização dos componentes, o Celta tinha acabamento rústico, desprovido de qualquer requinte, justamente porque tinha a incumbência de ser o popular mais acessível do País. De tão rústico no início o Celta não teve tanto sucesso, mas após receber aperfeiçoamentos melhorou seu desempenho comercial e cumpriu a missão de ser um dos Chevrolet mais vendidos do Brasil: em treze anos no mercado somou cerca de 2 milhões de unidades produzidas. Mais do que um carrinho popular o Celta foi desenvolvido no Brasil e marcou uma guinada na linha Chevrolet nacional, com mais influência da engenharia brasileira e redução da dependência da Opel. Na primeira década dos anos 2000 escalada de lançamentos continuou, com mais ou menos repercussão. Em 2001 chegou a primeira geração do Tracker, um Suzuki Grand Vitara produzido na Argentina com a marca Chevrolet – a GM tinha 40% da fabricante japonesa. No mesmo ano foi iniciada a produção da minivan Zafira. Em 2002 entrou na linha de São José dos Campos a segunda geração do Corsa e o monovolume compacto Meriva, outro projeto compartilhado com a Opel com Celta 2006 GM BRASIL 100 ANOS » OS PRODUTOS Cruze 2011

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