30 Fevereiro 2025 | AutoData baseados em seus chassis de caminhões e picapes, os precursores dos hoje conhecidos SUVs. Assim há sessenta anos foi lançada a caminhonete C-1416, rebatizada de Veraneio em 1969. Com 5m20 de comprimento o modelo, que hoje seria chamado de SUV, tinha quatro portas e grande tampa traseira com abertura para cima. OPALA, O GRANDE SÍMBOLO Foi em 1968 que nasceu o primeiro carro projetado e produzido pela GM do Brasil, uma das maiores celebridades da indústria automotiva nacional: o Opala. O nome surgiu por uma combinação do modelo Impala com a marca europeia Opel – fabricante que pertencia à GM e nos anos seguintes emprestou dezenas de projetos aos Chevrolet brasileiros. O sedã unia a carroceria monobloco de tamanho médio do Opel Rekord com a mecânica mais pesada do Impala. O Opala foi lançado com duas opções de motorização a gasolina que acompanharam o carro em toda sua trajetória: 2.5 quatro cilindros de 80 cv ou 3.8 V6 de 125 cv, que foram ficando mais potentes após passarem por algumas renovações tecnológicas. Nos 24 anos seguintes em que permaneceu no mercado o Opala ganhou diversas versões e renovações, como a carroceria cupê de duas portas, o SS com visual mais esportivo e motor com pitada extra de potência, e a perua Caravan, lançada em 1975. DO PEQUENO CHEVETTE À ERA GLOBAL Se o Opala representou, por mais de duas décadas, um símbolo de status como um dos poucos veículos de luxo produzidos no Brasil, o Chevette, lançado em 1973, era o compacto mais acessível já feito Chevette 1973 Monza 1994 GM BRASIL 100 ANOS » OS PRODUTOS
RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=